Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Estrutura Administrativa / Equipe de Gestão

Equipe de Gestão

 

Diretor

Heliofábio Barros Gomes

Possui graduação em Meteorologia (2001) e Pós-graduação em Meteorologia (2003) pela Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) - Gestão 2016/2018. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Impactos Climáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto Aplicado, Evapotranspiração, Bioclimatologia, Meteorologia Física, Meteorologia Sinótica e Climatologia.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5514144631922874

 

 

 

Vice-diretora

Djane Fonseca da Silva

Possui Bacharelado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), ambos na área de Meteorologia e Climatologia estatística, tendo como área de estudo o Rio São Francisco. Possui Doutorado em Recursos Naturais, área Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) tendo tema de estudo os impactos climáticos e ambientais sobre disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica do rio Mundaú (AL e PE). Pós-doutorado no Departamento de Ciências Geográficas da UFPE-Recife tendo tema de estudo os impactos climáticos e ambientais sobre disponibilidade hídrica da Bacia hidrográfica do rio São Francisco. Atualmente é Profª. Associado I da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no Instituto de Ciências Ambientais (ICAT). 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/4845745142696485

 

 

 

Coordenador do Curso de Graduação

Ricardo Ferreira Carlos de Amorim

Possui graduação e mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001 e 2003) e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2009) . Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1798232201205174

 

 

 

Vice-Coordenador do Curso de Graduação

Glauber Lopes Mariano

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas(UFAL) e graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico do estado de Alagoas(CEFET/AL). Mestrado em Meteorologia (UFAL) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Professor efetivo entre 2011 e 2015 da Faculdade de Meteorologia (FMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atua na área de geociências, com ênfase em poluição da atmosfera e sensoriamento remoto da atmosfera. Atualmente Professor Adjunto do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8988917874828201

 

 

 

Representante no Comitê de Pesquisa

Marcos Antonio Lima Moura

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1984), Estudos de Aprofundamento em Meteorologia no Instituto de Meteorologia da Universidade de Hannover (Alemanha) com Especialização em Recursos Hídricos pela Universidade de Hannover (Alemanha) entre 1986 e 1989, Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor titular do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia de Ecossistemas Ameaçados (Mata Atlântica e Amazônia), mas com foco em Mudanças Climáticas e Radiação Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: Ambientes Estuarinos, Mata Atlântica, Floresta Amazônica.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8590684899768285

 

Coordenador do Curso de Pós-Graduação

Geórgenes Hilário Cavalcante Segundo

Possui Formação Técnica em Eletrônica pelo Instituto Federal de Alagoas (1993), graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1998), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e doutorado em Geociencias pela Universidade Federal Fluminense (2007), com Estágio no Exterior pela Texas A&M University (2005-2007). Foi pesquisador associado da UNU- INWEH (United Nations University - Institute for Water, Environment and Health) durante os anos de 2007-2009. Trabalhou como pesquisador na URS Corporation em 2010, e foi Especialista em Análise de Dados Ambientais no Departamento Ambiental do Governo de Dubai nos Emirados Árabes Unidos entre 2010-2013. Atualmente é Prof. Adjunto do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia e Oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento ambiental, ondas e marés, erosão costeira, batimetria, hidrodinâmica de estuários e processos costeiros. 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/4288736718160197

 

Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação

Fabrício Daniel dos Santos Silva

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Mestre em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (2006) e Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Foi pesquisador durante 10 anos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), onde foi Chefe do Serviço de Pesquisa Aplicada. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia, Previsões Climáticas Sazonais e Agrometeorologia. Integra o Grupo de Dinâmica da Atmosfera e Clima (ICAT/UFAL), com foco na pesquisa sobre a técnica de downscaling estatístico de cenários climáticos futuros visando aplicações específicas, previsões sazonais e intra-sazonais utilizando modelagem estatística/estocástica e estimativa de produtividade de culturas por meio de modelagem agrometeorológica. 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/9324908747974694

 

 

Coordenador de Extensão

José Francisco de Oliveira Junior

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1998), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001), Doutorado em Ciências Atmosféricas, em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE (2008) e Pós-Doutorado na Engenharia Mecânica - COPPE/UFRJ (2011) na área de Fenômenos de Transporte (Mecânica dos Fluidos).  Atualmente, Professor Adjunto IV do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do Laboratório de Meio Ambiente e Meteorologia Aplicada (LAMMA).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/7026272780442852

 

Coordenadora de Estágio

Djane Fonseca da Silva

Coordenadora de Monitoria

Ericka Voss Chagas Mariano

Possui Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas em 2002, onde também concluiu o mestrado em meteorologia no ano de 2007. É doutora em Geofísica Espacial, com ênfase em Ciências Atmosféricas, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, onde estudou o comportamento do dióxido de enxofre (SO2) atmosférico com base nos dados do espectrofotômetro Brewer na América do Sul sob orientação da Dra. Neusa Maria Paes Leme e co-orientação do Dr. Plínio Carlos Alvalá. Atualmente atua como professora adjunta do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5263425061720704