Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Meteorologia / Informes / ICAT comemora Dia Mundial da Meteorologia
26/04/2017 15h30 - Atualizado em 13/04/2018 10h56

ICAT comemora Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Meteorologia foi comemorado em 23 de março com palestras

Dia Mundial da Meteorologia

No dia 23 de março, foi realizado evento em comemoração ao Dia Mundial da Meteorologia. Abertura oficial contou com a participação do Coordenador da Graduação, Prof. Dr. Heliofábio Barros, do Diretor do ICAT, Prof. Dr. Marcos Moura, e do Coordenador da Pós-Graduação, Prof. Dr. Geórgenes Cavalcante, que deram as boas vindas aos presentes.

Em seguida, foram realizadas palestras com o docente do Instituto, Prof. Dr. Helber Barros, que falou sobre modelos de ponto de grade e espectral, e com profissionais convidados: Maria Cristina Lemos da Silva, Doutora em Meteorologia, palestrou sobre Meteorologia aplicada e o mercado de trabalho; Washington Luiz Félix Correia Filho, Doutor em Ciências Climáticas falou sobre A aplicabilidade da estatística em Meteorologia/Climatologia; o Doutorando em Meteorologia Carlos Denyson da Silva Azevedo apresentou informações sobre Microfísica de nuvens e da precipitação usando satélites e radares meteorológicos; o Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento, Alberonado Lima, falou sobre “Efeito de teleconexões climáticas na variabilidade espaço-temporal dos índices de disponibilidade hídrica em uma bacia hidrográfica sob transição climática”.

Ao longo do dia, cerca de 80 participantes, entre docentes e alunos do ICAT, compareceram às palestras. O evento contou, também, com a presença de alunos de Ensino Médio da Escola Integrada SESI/SENAI/EBEP - Escola Carlos Guido Ferrario Lobo, em Maceió.

 

Ação Social

Além da disseminação de conhecimento, o evento também teve cunho social. Os participantes doaram alimentos não perecíveis e fraldas, que foram encaminhados ao Lar Santo Antônio de Pádua, localizado no Village Campestre, em Maceió. O abrigo cuida de idosos carentes, que vivem no local, e se mantém através de doações