Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos/ Núcleos

Grupos/ Núcleos

Agrometeorologia
Grupo liderado pelo Prof. Dr. José Leonaldo de Souza e certificado pela instituição desde 1996. Atuando na área de determinação das caracteristicas agroclimáticas das regiões do Estado de Alagoas, onde se indica para a comunidade agropecuária aspectos bioclimáticos regionais, disponibilidade hídrica, energética e etc. Agrometeorologia aplicada para manejo racional de irrigação, zoneamento agrícola, colendários agrícola, modelos de produção e produtividade agrícola, conforto ambiental em agropecuária, uso racional do solo, manejo integrado de pragas e doenças, adaptabilidade de culturas agrícolas. Radiometria solar como suporte a projetos de aproveitamento de energia solar e divesas aplicação em engenharia e meio ambiente.
Climatologia
Grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Baldicero Molion, que conta com vários projetos na área de Climatologia em destaque para estudos da TSM. O grupo conta ainda com alunos de iniciação científica, mestrado, e pós-doutorado.
Micrometeorologia
Grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Roberto Fernando da Fonseca Lyra, que conta com vários projetos na área em destaque para estudos envolvendo Energia Eólica, Termodinâmica e Camada Limite Atmosférica sobre a floresta Amazônica, entre outros. O grupo conta ainda com alunos de iniciação científica, mestrado, e pós-doutorado.
Modelagem Atmosférica
O objetivo principal do nosso laboratório é oferecer produtos obtidos através de modelos atmosféricos aos alunos, professores e demais interessados, no uso destas ferramentas na análise e identificação dos fenômenos meteorológicos atuantes na área de estudo.
Meteorologia Sinótica e Física
O grupo esta trabalhando na área de Meteorologia Física e Sinótica e está elaborando a pesquisa sobre processos físicos da atmosfera e dos processos sinóticos no Estado de Alagoas. Atualmente o grupo está trabalhando no projeto sobre “Desenvolvimento de métodos para previsão a curto prazo dos fenômenos meteorológicos adversos que afetam a economia do Estado de Alagoas”. A líder do grupo publicou em 1999, 2001 e 2008 seis livros de Meteorologia Sinótica. É importante ressaltar que estes livros são os primeiros da área de Meteorologia Sinótica publicados em português.
Sensoriamento Remoto
O grupo de pesquisa conta com a participação dos professores Frederico Tejo di Pace, Ricardo Sarmento Tenório, Humberto Alves Barbosa, Heliofabio Barros Gomes. Criado com o seguinte objetivo: Analisar e processar imagens de satélites e radar meteorológico através de software especializados, fornecendo subsídios necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, da disciplina de Sensoriamento Remoto.