Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Histórico

Histórico

O Curso de Graduação em Meteorologia da Universidade Federal foi criado no dia 09 de agosto de 1978. O seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação/MEC, foi efetivado através da Portaria Nº 460 de 13 de agosto de 1987, publicada no DOU de 17 de agosto de 1987.

A profissão de Meteorologista é regulamentada pela Lei nº 6.835, de 14 de outubro de 1980, orientada e fiscalizada pelo Sistema CONFEA/CREA.

A Meteorologia evolui dia a dia: novas técnicas, novas aplicações e teorias surgem devido à dinâmica mundial, alterando a maneira tradicional de enfocar os problemas. A saturação de informações propiciada pelas novas formas de adquirirem dados seja por redes telemétricas, seja por sensoriamento remoto, demandam novas técnicas de processamento e análise. Este Projeto Pedagógico visa proporcionar à formação de graduando em Meteorologia para enfrentar desafios com novas tecnologias capazes de atuar nos problemas envolvidos com fenômenos atmosféricos e a sociedade.

A Meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera, relacionados a física, a dinâmica, a química e suas interações entre o ar e a superfície terrestre. Sua principal função é compreender os fenômenos atmosféricos e suas intervenções nas diversas atividades tais como: agricultura, transporte, pesca, indústria, turismo, segurança de navegação marítima e aérea, saúde, comércio, meio ambiente, entre outros.

Justifica-se este projeto em atendimento a Resolução Nº 4, de 06 de agosto de 2008 do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 07 de agosto de 2008, Seção 1, p. 19.