Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Modelagem Computacional de Conhecimento / Intercâmbios Institucionais

Intercâmbios Institucionais

Os docentes do PPGMCC participam de vários projetos de pesquisa, nacionais e internacionais, financiados por agências de fomento à pesquisa do Brasil (CAPES, CNPq, Fapeal) e do exterior (Fundação Vitae e COFECUB). Alguns destes docentes possuem uma participação frequente em comitês assessores de agência de fomento à pesquisa e em diretoria de sociedades e em comitês de eventos científico.

Há também participação em dois projetos vinculados ao programa CAPES-COFECUB, o primeiro envolvendo a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com universidades de Montpellier e Marseille, e o segundo envolvendo a PUC-RJ e a UFMG com a Universidade Blaise Pascal, de Clermont Ferrand. Há também trabalhos de cooperação com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade Federal de Pernambuco, Universidades Federal do Maranhão e Santa Catarina, com Universidades da Argentina (Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de Cordoba e Universidad de Mendoza) e Chile (Universidad Técnica Federico Santa Maria e Universidad Católica de Valparaiso).

Estas cooperações foram consolidadas através de projeto trinacional financiado pela Fundação Vitae (1999-2000). também é mantido intercâmbios com com o INPE, com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com a Universidade Estadual de Campinas,com o Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo e com o Departamento de Informática e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).