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Docente Linha de Pesquisa Descrição Lattes
Alejandro Cesar Frery Orgambide Modelos Quantitativos e de Simulação Graduação em Ingeniería en Electrónica y Electricidad - Universidad de Mendoza (1985), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1990) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 1993).
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André Luiz Lins de Aquino Modelos Quantitativos e de Simulação Graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008).
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Arturo Hernandes Dominguez Modelagem Computacional em Educação Graduação em Ingeniero em Computação / Facultad de Ingenieria - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1985), mestrado em Informática - Université Montpellier II Sciences Et Techniques Du Languedoc (1990) e doutorado em Doctorat de LUniversité Paul Sabatier-Informática - Université de Toulouse III (Paul Sabatier) (1995).
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Aydano Pamponet Machado Modelos Computacionais em Saúde Pesquisador que trabalha de maneira interdisciplinar conectando a Ciência da Computação com a Medicina, a Fisioterapia e a Educação. Professor Associado do Instituto de Computação (IC) da UFAL e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento (PPGMCC) da UFAL. Possui doutorado em Ciência da Computação pela Université Pierre et Marie Curie, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial.
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Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos Modelagem Computacional em Educação Diego Dermeval é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com atuação no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e no Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional do Conhecimento do Instituto de Computação da UFAL. Em 2017 recebeu o título de doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É coordenador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES - IC/UFAL) e membro do Multi-Agent Distributed Mobile and Ubiquitous Computing Lab (MADMUC - Canadá), realizando pesquisa nos seguintes temas: Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, Gamificação na Educação, Engenharia de Software e Ontologias. Atualmente, Diego Dermeval é consultor do Ministério de Educação na concepção de Políticas de Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências.
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Eliana Silva de Almeida Modelos Quantitativos e de Simulação Associada da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1986), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora associada lotada no Instituto de Computação (IC/UFAL) da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica, no Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (LaCCAN/CPMAT/UFAL) e Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da UFAL. Atua na área de Ciência da Computação, com interesse em análise estatística e em teoria da informação aplicada a processamento e análise de imagens. Também atua no estudo de métodos e técnicas formais, voltando-se para especificação formal de software científico e análise de acurácia numérica de software.
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Evandro de Barros Costa Modelagem Computacional em Educação Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1989) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1997). É Professor associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lotado no seu Instituto de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e engenharia de software baseada em agentes. Atua principalmente nos seguintes temas: representação de conhecimento e raciocínio, aprendizagem de máquina e mineração de dados, sistemas de recomendação personalizada, sistemas tutores inteligentes, inteligência artificial em educação, mineração de repositórios de software.
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Fábio Paraguacu Duarte da Costa Modelagem Computacional em Educação Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1992) e Docteur en Science(Informatique) pela Université dAix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) (1997) e fomação de pós-doutorado pela Université de Montpellier II(2002) e no consórcio do projeto europeu ENCORE (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes de aprendizagem social, colaboração educativa, educação a distância, agentes artificiais, gestão do conhecimento,interação homem computador, usabilidade.
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Flávio Teles de Faria Filho Modelos Computacionais em Saúde Graduado em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas e Doutor em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da USP. Possui título de especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Atualmente é professor Adjunto da disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), professor Adjunto da disciplina de Nefrologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e preceptor da Residência de Clínica Médica da Santa Casa de Misericóridia de Maceió. Tem como foco principal de pesquisas a Doença Renal Crônica (complicações e novos tratamentos) a Injúria Renal Aguda e Modelos Experimentais de Nefropatia e Hipertensão Arterial.
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Geiser Chalco Challco Descoberta de Conhecimento e Otimização de Decisões Possui graduação em Sistemas de Informação - Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (2007), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é tutor no Curso de Especialização em Computação Aplicada à Educação da Universidade de São Paulo e participante do projeto PNDL Interativo da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, Gamificação, Engenharia de Ontologias e Planejamento Automatizado.
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Heitor Soares Ramos Filho Modelos Quantitativos e de Simulação Heitor S. Ramos é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computacão da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG). Possui doutorado em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), mestrado em modelagem computacional pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Paraíba (1997). Seus interesses em pesquisa estão nas áreas de redes sem fio, redes de sensores, computação ubíquia e pervasiva, computação móvel e redes ad hoc e redes veiculares.
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Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto Modelagem Computacional em Educação Ig Ibert Bittencourt é casado, pai de Davi Gabriel e Sofia Carina, Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto de Computação e Matemática Computacional da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Em 2009, recebeu o título de Doutor pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em 2013 fez Pós-Doutorado na Universidade Estatual de Campinas (UNICAMP). Durante o Doutorado, propôs um modelo teórico e computacional para a construção de Sistemas Educacionais baseados na Web Semântica. Sua carreira de pesquisador tem sido dedicada à área de Inteligências Artificial na Educação, investigando a concepção, desenvolvimento e experimentação de tecnologias educacionais. Em particular, tem investigado Sistemas Tutores Inteligentes Gamificados, observando a construção (ontologias e autoria), o uso (educação básica) e o impacto (mediadores psicológicos, experiência ótima e aprendizagem).
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Ivan César Martins Modelagem Computacional em Educação Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2012) e doutorado em Algoritmos e Otimização pela Universidade Federal Fluminense (2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos em grafos, meta-heurísticas e problemas de otimização. Foi tutor à distância da disciplina de Fundamentos de Programação do curso de Tegnologia em Sistemas de Computação do CEDERJ no período 2013-2014 e contemplado com bolsa FAPERJ nota 10 no período 2015-2016. (Texto informado pelo autor)
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Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho Modelagem Computacional em Educação Doutor em Psicologia Social (2009) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi consultor UNESCO (2015) para avaliação da formação de alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Consultor CESPE/UnB - Cebraspe - para desenvolvimento e construção de instrumento psicométrico para avaliação psicológica. Consultor Copeve/UFAL para desenvolvimento e manutenção de Banco de Itens em avaliações educacionais e seleções. Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área da Psicometria: Construção e adaptação de instrumentos psicométricos com base na Teoria Clássica dos Testes e na Teoria de Resposta ao Item; fundamentos e medidas da psicometria; construção e validade de testes, escalas e outras medidas psicométricas; técnicas de processamento estatístico, matemático e computacional em saúde e educação.
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Leogildo Alves Freires Modelagem Computacional em Educação Graduado em Psicologia (2010), Mestre em Psicologia (2013) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, sou Professor Classe A, Nível I (Adjunto A) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL). Onde coordeno o Laboratório Alagoano de Psicometria e Avaliação Psicológica (LAPAP), que por sua vez, desenvolve pesquisas em diferentes contextos práticos da Avaliação Psicológica e seus respectivos processos avaliativos no âmbito da Psicologia e áreas afins, considerando aspectos inerentes a formação e atuação profissional na área. Especificamente, busca-se realizar coleta de dados, estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação individuo e sociedade. No âmbito da Avaliação Psicológica, área de atuação de pesquisa e docência, fiz parte da Diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP (membro do Conselho Fiscal - Gestão 2015/2017) e atuo como parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
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Leonardo Brandão Marques Modelagem Computacional em Educação Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Formação: Psicólogo (UFBA), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Doutor em Psicologia (UFSCar) com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William McIlvane) e pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (ICMC-USP). Tem experiência na área de Psicologia e sua interface com a Computação e a Educação. Desde o doutorado pesquisa em temáticas da educação, formação de conceito, aprendizagem da leitura e informatização de ensino e motivação para aprender. Atualmente pesquisa sobre os seguintes temas: análise do comportamento, TICs na educação, programação de ensino, e-learning, aprendizagem relacional, alfabetização e jogos educacionais e gamificação e motivação acadêmica e uso de Inteligência Artificial para o Ensino de Leitura e Educação Especial. Grupos de Pesquisa em que participo: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=3705407022339177
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Leonardo Viana Pereira Modelos Quantitativos e de Simulação Possui Bacharelado (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2003) em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, este último com estágio de doutorado-sanduíche no Center for Nonlinear Studies do Los Alamos National Lab, EUA. Seu doutorado foi na área de Física da Matéria Condensada e Computação Científica, com ênfase em Física Computacional e Supercondutividade. Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos computacionais, computação de alto desempenho, matéria de vórtices em supercondutores e diagrama de fases. É professor no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência com métodos de simulação computacional e computação de alto desempenho. Em particular simulações estocásticas, dinâmica molecular e Método dos Elementos Discretos aplicados a diversos problemas físicos. Trabalha com algoritmos, programação paralela, visualização científica e uso de interface natural.
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Manoel Álvaro de Freitas Lins Neto Modelos Computacionais em Saúde Manoel Alvaro Lins Neto has a major in Medicine from Federal University of Alagoas,Maceio-Al, Brazil. He Obtained a PhD in Gastroenterology Surgery in 2000,at São Paulo University, Brazil. Currentely is an Associate Professor of Gastroenterology Surgery at the Federal University of Alagoas. His research interests include colorectal cancer, molecular biology,intestinal constipation,HPV and inflammatory bowel disease. He has experience in medicine,focusing on proctology surgery, treating the following conditions: colorectal cancer and inflammatory bowel disease. He was awarded a patent for his research focusing on HPV treatment with an ointment. Currently he maintains an ambulators service at the Federal Hospital Prof. Alberto Antunes (HUPAA) and works in concert with a psycologist, nutricionist and a nurse,to perform treatment on patients with IBD. Currentely he is completing post-doctorate work at the Univesity of Calgary under supervision of Prof.Subrata Gosh and Dra.Marietta Iacucci adressing the research about a novel endoscopic definition of mucosal inflammation and healing in IBD using iScan and Cofocal Laser Endomicroscopy in vivo.
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Marcus de Melo Braga Descoberta de Conhecimento e Otimização de Decisões Marcus de Melo Braga é Doutor e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Suas áreas de interesse são a Engenharia e Gestão do Conhecimento, Televisão Digital, Governo Eletrônico, Empreendedorismo, Engenharia de Software e Gestão Universitária.
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Michelle Jacinta Cavalcante Oliveira Modelos Computacionais em Saúde Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará e Nefrologista pela FMRP/USP com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), com experiência em nefrologia clínica, glomerulopatias, doença renal crônica, lesão renal aguda, terapia renal substitutiva e ensino médico. Atualmente é Professora Adjunta na área de semiologia médica da Universidade Federal de Alagoas. onde também atua como Professora da Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina. É Professora Titular do Centro Universitário Tiradentes - Alagoas na área de habilidades clínicas. Exerce função de médica nefrologista no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.
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Rafael de Amorim Silva Modelagem Computacional em Educação Possui Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Alagoas (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (2014). Parte dos seus estudos de doutorado foi financiado pela CAPES através do programa Ciência Sem Fronteiras, realizando intercâmbio com a Universität Salzburg (2013). Tem experiência com desenvolvimento de sistemas de informação para o mercado corporativo. É pesquisador em Redes de Computadores, adquirindo experiência nas seguintes áreas: Tecnologia Aeroespacial, Telecomunicações, Automação, Internet das Coisas e Informática na Educação.
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Ranilson Oscar Araújo Paiva Modelagem Computacional em Educação Dr. Ranilson Paiva é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e co-diretor do Centro de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Ele recebeu seu Ph.D. em Ciência da Computação em 2017, pesquisando formas computacionais para amplificar a inteligência dos professores, a fim de ajudá-los a gerenciar cursos on-line. Sua pesquisa se concentra na Inteligência Artificial na Educação (AIED), mais especificamente: Mineração de Dados Educacionais, Análise de Aprendizagem, Visualização de Dados e Sistemas de Recomendação, para desenvolvimento e experimentação de tecnologias educacionais. Ele é autor / co-autor de mais de 20 artigos de conferências e periódicos. Seus interesses de pesquisa incluem Inteligência Artificial na Educação, Tomada de Decisão Baseada em Dados e Sistemas de Autoria.
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Raquel da Silva Cabral Descoberta de Conhecimento e Otimização de Decisões Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Atualmente é professor professor da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização,Redes Complexas e Simulação Computacional.
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Rian Gabriel Santos Pinheiro Descoberta de Conhecimento e Otimização de Decisões Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2012) e doutorado em Computação Universidade Federal Fluminense (2016) . Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas / Instituto de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos em grafos, programação matemática, meta-heurísticas, problemas de otimização e pesquisa operacional.
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Romildo dos Santos Escarpini Filho Descoberta de Conhecimento e Otimização de Decisões Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas no ano de 2007. Mestre pela Universidade Federal de Alagoas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na área de Estruturas. Doutor em Materiais e trabalhando como Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no Campus Arapiraca - Unidade Penedo. Leciona as disciplinas de Cálculo Numérico, Elementos de Mecânica dos Sólidos, Resistência dos Materiais, Pesquisa Operacional e Modelagem e Simulação no curso de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas.
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Sheyla Christine Santos Fernandes Modelagem Computacional em Educação Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000/2001), Especialização em Psicopatologia Psicanalítica Contemporânea, Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia. É professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: preconceito, valores sociais e relações intergrupais.
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Thiago Sotero Fragoso Modelos Computacionais em Saúde Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2003), residência médica em Clínica Médica (2007), Reumatologia (2009), Reumatologia pediátrica (R3 opcional - 2010), além de Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto-A da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Supervisor do programa de residência médica em Reumatologia (UFAL) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas, além de Coordenador do serviço de Reumatologia do Hospital Universitário da UFAL. Atua principalmente na área de Reumatologia e Imunologia, tendo como principais alvos de pesquisa o estudo de doenças autoimunes (principalmente Lupus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatoide), sendo Líder do Grupo de Pesquisas em Doenças Autoimunes (UFAL).
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