Apresentação


Objetivos do Mestrado

O Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento da UFAL tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico brasileiro e, em particular, da região nordeste e do estado de Alagoas, através da geração de conhecimento e formação de profissionais de alto nível nas áreas de Modelos Quantitativos, Descoberta de Conhecimento e Apoio à Decisão. Assim, o programa almeja formar profissionais com capacidade para o desenvolvimento, a crítica e a difusão de novos modelos, técnicas e procedimentos, que possam servir à sociedade, a entidades de ensino e pesquisa e a empresas que lidam com conhecimento. Especificamente, pretende-se formar profissionais capazes de lidar com técnicas avançadas de construção de modelos e desenvolvimento de sistemas computacionais, que possam contribuir para o avanço do ensino, da pesquisa e da produtividade em alguns setores de nossa economia.

Justificativa de Implantação


A grande motivação para a implantação deste Curso se insere dentro de um contexto que vai do cunho estratégico da área de concentração à enorme carência em termos de pesquisas e programas de pós-graduação nessa área interdisciplinar. De fato, tanto no âmbito regional como nacional, poucas são as propostas deliberadamente interdisciplinares de pesquisa e ensino de pós-graduação abrangendo simultaneamente Computação, Estatística e Matemática Aplicada.

O egresso do Curso terá uma sólida formação em modelagem de problemas e inteligência computacional, sabendo formular e usar modelos matematico-computacionais, além de aprender a representar e processar conhecimento em domínios onde a incerteza e a complexidade desafiam a metodologia científica tradicional.

Este mestrado propicia um aumento no ritmo de produções dos trabalhos científicos, principalmente, com a inserção de alunos já graduados e amadurecidos em pesquisa, que hoje não esticam sua presença na Universidade devido à ausência de programa de Pós-graduação. Então, com base na experiência de pesquisa de seus professores em diversos projetos financiados pelo CNPq e pela Fapeal, os departamentos envolvidos concluiram que um curso de Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento redundará em grandes benefícios que deverão ser retratados pela manutenção do otimismo de seu corpo docente e ampliação de sua produção intelectual, como também, pelos serviços que serão prestados à comunidade, traduzidos pela formação de recursos humanos devidamente qualificados e pela contribuição dos resultados de suas pesquisas.