Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Informática / Apresentação

Apresentação

Objetivos

O Mestrado em Informática da UFAL tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico brasileiro, em particular do estado de Alagoas, através da geração de conhecimento e formação de profissionais de alto nível nas áreas de Engenharia de Sistemas Computacionais e Computação Visual e Inteligente. Assim, o programa almeja formar profissionais com capacidade para a inovação tecnológica, a crítica e a difusão de novos modelos e procedimentos, que possam servir à sociedade, a entidades de ensino e pesquisa e a empresas que lidam com computação e automação.

Especificamente, pretende-se formar profissionais capazes de lidar com técnicas avançadas de modelagem, desenvolvimento e análise de sistemas computacionais que possam contribuir para o avanço do ensino, da pesquisa e da produtividade em alguns setores de nossa economia. A grande motivação para a implantação desse curso se insere num contexto que vai do cunho estratégico da área de concentração à carência regional de pesquisa articulada com programa de pós-graduação na área de Ciência da Computação.

Justificativa de Implantação

O Instituto de Computação (IC) oferece graduação em Ciência da Computação desde 1987, e iniciou no primeiro semestre de 2011 o curso de Engenharia de Computação. Além disso, oferta também o mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área Interdisciplinar da CAPES desde 2004. A justificativa para a abertura de um mestrado em Informática submetida ao comitê de Ciência da Computação se deve a vários motivos. O estado de Alagoas não possui nenhum mestrado em Computação. Esse fato provoca a saída de muitos alunos formados pelo IC para outros estados. Em média 10 alunos por ano saem do IC para cursar algum mestrado em Computação em outros estados.

Segundo o último senso do IBGE, o estado de Alagoas tem atualmente mais de 3 milhões de habitantes, sendo quase 1 milhão somente na capital, Maceió. Portanto, a ausência de uma pós-graduação em uma área estratégica como a computação e a demanda do estado justificam a abertura do programa em pauta. Além disso, nos últimos anos o IC vem contratando novos professores. Desta forma, também existe uma demanda pelo próprio corpo docente para a abertura de um programa que melhor represente suas áreas de atuação. Também fazem parte do histórico de IC e da UFAL na área de Computação a especialização em Tecnologia da Informação e o curso de computação em Arapiraca aberto a quatro anos e conceito 4 no MEC.

Localização

UFAL - Bloco 12