Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Infraestrutura / Laboratório de Robótica e Processamento de Sinais
04/08/2015 16h31 - Atualizado em 25/08/2017 17h27

Laboratório de Robótica e Processamento de Sinais

Missão

Formar recursos humanos e desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação na área de robótica e processamento de sinais e imagens.

Objetivos

O laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de ensino, projetos de pesquisa e extensão voltados à área de robótica e processamento de sinais, desenvolver produtos tecnológicos e formação de recursos humanos, visando os sistemas robóticos fixos e autônomos e sistemas de processamento de sinais e imagens. Pretende-se atender à demanda por equipamentos específicos necessários à realização das pesquisas envolvendo robôs e outros sistemas dedicados em processamento de sinais e imagens que possam atender a demanda da sociedade. As principais áreas de atuação do laboratório são: robótica fixa, navegação autônoma, manipulação e visão robótica, processamento de sinais e imagens em tempo real, controle do braço robótico, controle móvel, controle adaptativo e controle inteligente.

Infraestrutura

Este laboratório dispõe de equipamentos específicos necessários à realização das pesquisas envolvendo robôs e processamento de sinais.
Atualmente dispõe de um braço manipulador robótico,duas plataformas robóticas móveis dotadas de diversos sensores (sonares, Kinect, etc.), kits Lego de robótica educacional. Dispõe também de equipamentos eletrônicos de bancada e ferramentas diversas para desenvolvimento de protótipos.

Contexto

A área de robótica e processamento de sinais e imagens no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas, vem sendo consolidada pelo corpo docente do instituto de computação.