Quem Somos


O Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é a unidade acadêmica responsável pelo desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Computação e Estatística. O IC realiza a formação de recursos humanos através de seus cursos regulares de graduação e de pós-graduação (mestrado) e cursos eventuais de especialização e extensão.

No IC oferece-se, desde 1987, o curso de graduação de Bacharelado em Ciências da Computação, criado pela resolução 026/86 do CEPE - UFAL, e reconhecido pela portaria 1121/95 do MEC. Esse curso de Graduação conta atualmente com cerca de 300 alunos, com ingresso anual de 60 alunos. Ainda em nível de graduação, o IC oferece desde 2007, na modalidade a distância, um curso de Bacharelado em Sistema de Informação. Mais recentemente, foi criado o curso de Engenharia de Computação, o qual teve sua primeira turma no primeiro semestre de 2011 e foi reconhecido pela portaria 972/2017 do MEC.

Em nível de pós-graduação, o IC conta hoje com dois programas, o PPGMCC - Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento (que não está ofertando vagas), iniciado em 2004 e que conta com um mestrado, e com o PPGI - Programa de Pós-graduação em Informática, iniciado em 2012, que conta também com um mestrado.

No segundo semestre 2010, o Instituto iniciou um mestrado inter-institucional (Minter) como ampliação do mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento, destinado ao Instituto Federal de Sergipe (IFS), inativo no momento.

A história do IC remonta a uma divisão ocorrida no antigo Departamento de Matemática, culminando com a criação do Departamento de Matemática Aplicada (MAP), passando-se em seguida a ser denominado Departamento de Tecnologia da Informação (TCI), permanecendo assim até janeiro de 2006, quando então criou-se o atual Instituto de Computação.

Missão

Contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, com inserção regional e compromisso social, através da formação integral de profissionais de alto nível e da disseminação e geração de conhecimento em Computação, Estatística e Matemática Aplicada.

Visão de Futuro

O Instituto de Computação visa tornar-se um modelo de pólo de geração de ciência, de tecnologia e de formação de recursos humanos em Computação, Estatística e Matemática Aplicada, com compromisso ético e social.