Professora do IC recebe prêmio de melhor artigo em Simpósio do IEEE

25/05/2015 21h26 - Atualizado em 14/04/2022 às 11h41

A professora Eliana Almeida recebeu recentemente a premiação de melhor artigo no IEEE International Symposium in Medical Measurements and Applications (site do evento: http://memea2015.ieee-ims.org/). Junto a ela na autoria do trabalho estão os pesquisadores Rangaraj Rangayyan da Universidade de Calgary (Canadá) e Paulo Azevedo-Marques da Universidade de (São Paulo).

A premiação foi concedida pelo trabalho intitulado "Gaussian Mixture Modeling for Statistical Analysis of Features of High Resolution CT Images os Difuses Pulmonary Deseases".

Quem relata o caminho até chegar à premiação no evento é a própria professora Eliana:

"A história até chegar a esse resultado começou com o nosso interesse em realizar o pos doutoramento em uma área que permitisse fortalecer as pesquisas que são desenvolvidas no LaCCAN. A partir daí e do contato realizado com o Prof. Rangaraj Rangayyan (Department of Electrical and Computer Engineering, University of Calgary, AB, Canada) nos foi proposto um projeto bastante interessante na área de análise de imagens médicas. Esse projeto utilizou dados processados pela equipe do prof. Paulo Mazzoncini (Faculdade de Medicina, USP - Ribeirão Preto) que também nos deu uma forte contribuição e com quem certamente manteremos futuras parcerias acadêmicas.

Esse trabalho que foi premiado tem a particularidade de ter sido iniciado e desenvolvido durante o meu estágio de pós-doutorado na Universidade de Calgary. Além disso, para mim abre uma nova frente de pesquisa na área de análise de imagens médicas, utilizando Teoria da Informação, Inteligência Computacional e Estatística Computacional como ferramenta fundamental na construção dos resultados. O trabalho trata especificamente com atributos de textura e contrastes extraídos de imagens associados a seis diferentes tipos de doenças pulmonares difusas (DPD). Nosso objetivo foi buscar alternativas para classificação dos diferentes tipos de doenças,visando a construção de sistemas de apoio ao diagnóstico cada vez mais precisos. E este trabalho já sinalizou um caminho bastante promissor ao utilizar Mistura de Gaussianas como ferramenta para classificar os diferentes tipos de imagens de DPD. Sem dúvida este foi apenas o início de novas idéias, não apenas para aprimorar os resultados já obtidos que já vem sendo trabalhadas. Certamente esta pesquisa irá promover e oferecer oportunidades para nossos alunos tanto da graduação como da pós-graduação, que tenham interesse nesta fascinante área, e será uma maneira de produzir e desenvolver excelentes trabalhos acadêmicos. A exemplo disso, é que já estamos na fase de avaliação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFAL) com um novo projeto para análise de imagens de video colonoscopia geradas no nosso Hospital Universitário.  O projeto foi inicialmente proposto em parceria com o Prof. Dr.Manoel Álvaro, da FAMED,  com quem já desenvolvemos um trabalho de mestrado no MMCC com sua co-orientação,  e a colaboração do prof. Rangaraj Rangayyan. Esta será mais uma opção de pesquisa em que esperamos  num futuro próximo agregar novos alunos e pesquisadores interessados em análise de imagens médicas e assim fortalecer o Instituto de Computação da UFAL que tanto nos apoiou para chegarmos a essa conquista."

Fora esta premiação, a professora Eliana também foi nomeada à Diretoria de Divulgação e Marketing da SBC na chapa única, para as Eleições de 2015 do novo time de gestão.

A comunidade do Instituto de Computação parabeniza a professora Eliana pelas conquistas recentes e por sua trajetória de sucesso.