Professor da Universidade de Coimbra ministra palestra sobre Computação Tolerante a Falhas no IC

07/05/2015 16h32 - Atualizado em 14/04/2022 às 11h41

Na próxima quarta-feira, 13/05, o IC receberá o professor Marco Vieira (clique no nome para ver um resumo do currículo) da Universidade de Coimbra que irá ministrar uma palestra sobre Computação Tolerante a Falhas e Segura, começando às 10h no auditório do IC.

Toda a comunidade acadêmica do IC está convidada a participar da palestra.

Resumo da Palestra:

O grupo de Engenharia de Software e Sistemas da Universidade de Coimbra possui uma longa tradição no desenvolvimento e avaliação de sistemas computacionais tolerantes a falhas e seguros. A cada vez maior complexidade, dinâmica e importância dos sistemas fortemente baseados em software tem vindo a gerar desafios de pesquisa que requerem o estudo de novas abordagens em diferentes domínios. Nesta apresentação vão ser apresentados vários tópicos e oportunidades de pesquisa na Universidade de Coimbra relacionados com o desenvolvimento e avaliação de sistemas tolerantes a falhas e seguros. Dentre esses tópicos salientam-se: injeção de falhas, injeção de vulnerabilidade e ataques, avaliação experimental de fiabilidade e segurança, testes de robustez e segurança, verificação e validação de sistemas dinâmicos, previsão de falhas e benchmarking de resiliência. Neste contexto, será também apresentado o projeto de cooperação DEVASSES (DEsign, Verification and VAlidation of large scale, dynamic Service SystEmS), financiado pela União Europeia, no qual participam as grupos de pesquisa das seguintes universidades: Universidade de Coimbra (coordenador do projeto), Universidade de Florença, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Alagoas.