Palestra em Comemoração ao Centenário de Alan Turing

24/05/2012 11h23 - Atualizado em 14/04/2022 às 11h41
Centenário de Alan Turing

Convite:

O Instituto de Computação, em comemoração ao centenário de Alan Turing, considerado o "pai" da Ciência da Computação, convida a todos para participação na palestra intitulada "Problemas Decidíveis e Problemas Indecidíveis: O Legado de Alan Turing", a ser proferida pelo professor convidado Dr. Ruy de Queiroz do Centro de Informática da UFPE, que será realizada na próxima sexta-feira dia 25/05/2012, às 15:00 horas, no Auditório do IM, Bloco 12, Campus A. C. Simões - UFAL.

Sobre a Palestra:

Título: Problemas Decidíveis e Problemas Indecidíveis: O Legado de Alan Turing

Alan  Turing  (1912-1954), britânico, matemático, lógico, criptoanalista  e  cientista  da  computação, foi fundamental no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com o modelo matemático idealizado da "máquina de Turing". Em homenagem ao centenário de seu nascimento, será feita uma reflexão sobre o legado desse que foi, ao mesmo tempo, herói nacional e uma ameaça ao estado britânico. De fundamental importância na consolidação  da  teoria  da decidibilidade de problemas matemáticos, Turing abriu caminho para a demonstração de que certos problemas da Matemática são indecidíveis, a exemplo do décimo problema de Hilbert.

Sobre o Professor Ruy de Queiroz:

Ruy  J.G.B.  de  Queiroz  possui  graduação  em  Engenharia Elétrica (Modalidade Eletrônica)  pela  Universidade  de Pernambuco (1980), mestrado em Informática  pela Universidade Federal  de Pernambuco (1984) e PhD em Computação pelo Imperial College, Universidade de Londres (1990). Desde 2001 ministra  disciplinas em torno de Criptografia e Segurança da Informação no Centro de Informática da UFPE,onde atua como orientador de diversas teses e dissertações em tópicos relacionados a criptografia e segurança computacional. Mais informações: Página Pessoal.