IC promove a "III Maratona de Programação IC/UFAL"

03/08/2015 09h32 - Atualizado em 14/04/2022 às 11h41
Moriartys, Equipe Campeã da III Maratona de Programação

O Instituto de Computação, através do Laboratório de Desenvolvimento de Software (LDS), promoveu a III Maratona de Programação. Trata-se de uma competição nos mesmos moldes da competição nacional (http://maratona.ime.usp.br/), mas cujo público alvo são somente os alunos do Instituto.

O objetivo é preparar os alunos para representar a UFAL na competição nacional. A maratona aconteceu no dia 16 de Julho e contou com 6 equipes, formadas por alunos de graduação em Ciência e Engenharia da Computação. No período da manhã, aconteceu o "aquecimento" e no período da tarde a competição começou. Para o Professor Rodrigo Paes, organizador geral, "a maratona é uma competição que necessita que o aluno ponha em prática questões centrais da computação para resolver problemas. Ao realizar o evento localmente, os alunos podem se avaliar
e identificar pontos de melhoria antes do evento nacional. Além disso, é uma grande diversão. O clima é descontraído e os problemas representam sempre grandes desafios."

Os problemas que os alunos deviam resolver foram baseados nas últimas três maratonas de nível nacional. Os problemas envolveram tópicos como Programação Dinâmica, Grafos, Backtracking e Geometria computacional, além das estruturas de dados tradicionais como pilhas, filas de prioridade e dicionários.

No Instituto, esses tópicos são estudados em disciplinas como Estrutura de Dados, Projeto e Análise de Algoritmos e Programação Avançada. A equipe vencedora, "Moriartys," foi formada pelos alunos Alfredo Lima Moura Silva, Janderson Angelo de Lima e Romário Oliveira Pantaleão. Esta equipe irá representar o IC na maratona nacional no dia 12 de setembro de 2015. "Para o aluno, a maratona é uma oportunidade incrível. Trata-se da principal competição de alunos de
computação do mundo, que além da etapa nacional, possui a etapa mundial. Os finalistas dessa competição recebem propostas de trabalho de grandes empresas como Google, Facebook, Microsoft, dentre outras.
Além disso, é um importante marco no currículo de qualquer profissional da computação,” completou Rodrigo.