Você está aqui: Página Inicial / Informes / Em alta nos debates envolvendo computação, Big Data foi tema principal de evento da Ufal
25/06/2014 15h58 - Atualizado em 13/01/2015 09h47

Em alta nos debates envolvendo computação, Big Data foi tema principal de evento da Ufal

Participantes do Simpósio

Surgido da necessidade de criar um espaço para debates sobre Big Data, o I Simpósio Alagoano de Big Data (Sibdata) levou um aprofundado conhecimento aos participantes sobre a tecnologia. O evento, organizado por professores e estudantes do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC – Ufal), ocorreu nos dias 05 e 06, no bloco do instituto já citado.

O Simpósio é organizado pelos alunos do Curso de Ciências da Computação, com orientação do professor Rafael Amorim. “O tema foi escolhido por, além de estar alta, é de interesse não só de quem estuda Computação, mas também de áreas como Administração”, comenta o graduando e organizador do evento Leandro Botelho.

“Hoje em dia temos muitos dados principalmente com internet e redes sociais. Precisamos trabalhar esses dados e transformar isso em conhecimento e esse é o grande desafio. E quanto mais você tem um grande volume de dados, mais você vai ter que processar e extrair as informações valiosas e apresentá-las para o público”, explica o docente Amorim, ressaltando a importância de um espaço para debater a temática proposta.

Big Data é um termo popular usado para descrever o crescimento, a disponibilidade e o uso exponencial de informações estruturadas e não estruturadas. Ele pode servir como base para a inovação, diferenciação e crescimento. Segundo o Internet Data Center (IDC), é imperativo que os líderes das organizações de Tecnologia de Informação (TI) se concentrem no crescente volume, variedade e velocidade de informações que constituem a nova tecnologia.

O I Sibdata trouxe palestras, seminários e minicursos, dentro de uma programação que se estendeu ao longo do dia e emitiu certificados. Devido a grande procura, as inscrições foram encerradas dias antes do evento. Organizadores já falam em segunda edição.