Uma Proposta de um Modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para o Controle de Perdas na Adutora de um Sistema de Elevatórias em uma Empresa de abastecimento D'Água

José Rerivaldo da Silva e Wellington de Alencar Brandão

Acesso ao arquivo

Autores: José Rerivaldo da Silva e Wellington de Alencar Brandão

Orientador: Olival de Gusmão Freitas Júnior

Data de defesa: 15/12/2012

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de um sistema de gestão do conhecimento (SGC) para o controle de perdas na adutora de um sistema de elevatórias em uma empresa de abastecimento d´água. Sua arquitetura Web proporcionará concentrar num banco de dados único e em tempo real, todos os dados sobre o funcionamento e demandas de uma adutora. A adoção desse modelo, que utilizará conceitos de gestão da informação e gestão do conhecimento, poderá culminar em um abastecimento ininterrupto, de forma sustentável, com responsabilidade social, ambiental e financeira. Além disso, os atores poderão tomar melhores decisões apoiados em informações confiáveis e em tempo real e que terá na comunicação e instrumentos de gestão a capacidade de gerarem e compartilharem ativos de informações, atuando na construção do conhecimento explícito (sobre a operação de todo o sistema) e do conhecimento tácito (através de um repositório de informações e de experiências pessoais). Na busca pela redução ou aproximação ao índice aceitável internacionalmente, o modelo será capaz de apontar e combater as causas para o desabastecimento nas cidades, contribuindo para uma gestão estratégica e para a criação de planos específicos de combate ao desperdício.

Palavras-chave: Adutora, Combate ao Desperdício, Sistema de Gestão do Conhecimento.