Sistema de Workflow para Gestão de Processos na Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Luam Leiverton Pereira dos Santos e Tonho Santos Pereira

Acesso ao Arquivo

Autores: Luam Leiverton Pereira dos Santos e Tonho Santos Pereira

Orientador: Arturo Hernández Domínguez

Data da defesa: 24/11/2012

Resumo

Os processos existentes em um sistema organizacional estabelecem o conjunto de atividades,seu fluxo de informações e sequência de execução, como forma de garantir a homeostase organizacional, como também sua eficiência e eficácia. Os sistemas de workflow foram desenvolvidos com o intuito de estimular a visão holística do processo, à medida que acabam conscientizando sobre a importância do papel e a responsabilidade de cada indivíduo ao bom andamento do mesmo. Este trabalho tem como objetivo a especificação de um sistema de workflow orientado a objetos para o gerenciamento de processos na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Para tal foi realizado um estudo de viabilidade e posteriormente levantamento de requisitos e análise dos processos da organização para especificação e modelagem do Sistema baseado no paradigma de orientação a objetos. O produto deste trabalho consiste num projeto de Software customizado às necessidades da UNEB, que contribuirá para celeridade de seus processos, aumento da produtividade, maior transparência e agregação de valor.

Palavras-chave: Sistema de Workflow. Gestão de Processos. Modelagem. Universidade do Estado da Bahia.