Avaliação de Maturidade dos Portais das Universidades Federais Brasileiras

Coorientador: Thiago José Tavares Ávila

Data de defesa: 27/10/2012

Resumo

As Universidades Públicas podem ser entendidas como as maiores produtoras de conhecimento no Brasil na atualidade. Essas instituições estão sob constante pressão de seu ambiente para apresentarem efetividade nos resultados de suas atividades finalísticas (ensino, pesquisa e extensão) para a sociedade, de forma a demonstrarem o quão abrangente é a sua atuação e a sua relevância para o desenvolvimento social e econômico do meio em que atuam. Neste âmbito, as Universidades Federais Brasileiras possuem grande destaque por compor um dos principais instrumentos do sistema educacional brasileiro para a profissionalização dos cidadãos e, além disso, constituem-se centros de referência de desenvolvimento científico e tecnológico. Para possibilitar a transparência de suas atividades junto à sociedade estas instituições passam cada vez mais a adotar o conceito de Portal Corporativo de Conhecimento como ferramenta tanto comunicacional como gerencial, tomando a Gestão do Conhecimento como uma componente importante da Gestão Universitária. O presente trabalho destina-se a realizar uma avaliação do nível de maturidade dos portais das Universidades Federais. Para tal, faz-se também uma proposta de metodologia padrão para avaliação dos portais/sítios das Universidades Públicas destacando-se que, embora existam escalas de sofisticação para a entrega de serviços e conhecimentos on-line, ainda não há uma padronização dos procedimentos adotados para sua disponibilização. Destaca-se ainda que esta sistemática de avaliação propõe o estabelecimento de um Indicador de Maturidade do Portal, elemento crucial para que haja comparabilidade e compatibilidade entre o nível de qualidade dos portais das entidades avaliadas.

Palavras-chave: Avaliação de Maturidade. Portais Corporativos de Conhecimento. Gestão Universitária. Gestão do Conhecimento.