A Qualidade no Tratamento da Informação Escolar: Um Estudo de Caso sobre o Sistema de Gestão Escolar do Estado de Alagoas (SAGEAL)

Aline Maria Julião de Jesus e Maria de Fátima da Silva Santos

Acesso ao arquivo

Autores: Aline Maria Julião de Jesus e Maria de Fátima da Silva Santos

Orientador: Tarsis Marinho

Data de defesa: 24/11/2012

Resumo

A educação do Estado de Alagoas vem apresentando baixos índices nos programas avaliativos do Ministério da Educação - MEC. Visando mudar este quadro negativo foi desenvolvido o Projeto de Cooperação Técnica MEC-PNUD-SEE/AL, estabelecido entre o Ministério da Educação (MEC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE/AL), que tem por objetivo o resgate da educação do nosso estado através do processo de informatização e otimização dos processos e informações educacionais. O projeto abrange desde a aquisição de computadores, capacitação de pessoal, digitalização de documentos até a implantação de um Sistema de Gestão Escolar. Após muitos estudos o sistema escolhido foi o SisLame, que serviu como base para o Sageal - Sistema de Gestão Escolar do Estado de Alagoas, que tem como missão reverter a imagem da Educação do nosso Estado.

Palavras-chave: Educação. Gestão. Sistema. Informação.