A Importância da Participação do Usuário na Construção de um Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa

Aritson Fábio de Souza Rodrigues e Valdenor Pereira da Silva

Acesso ao arquivo

Autores: Aritson Fábio de Souza Rodrigues e Valdenor Pereira da Silva

Orientador: Fábio Paraguaçú Duarte da Costa

Coorientador: Marcus de Melo Brga

Data de defesa: 24/11/2012

Resumo

Esta monografia deriva do aprimoramento das práticas realizadas durante o estágio supervisionado realizado no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas.Tomou-se, como ponto de partida, o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa, que serviu de base para um estudo mais aprofundado sobre a necessidade de envolver o usuário na construção de sistemas, visando demonstrar o quão importante é o envolvimento do usuário neste processo. Para isso foram apresentados os resultados de cada etapa de desenvolvimento, bem como elaborado, e aplicado, um teste de usabilidade, realizando a fase de análise e posteriormente a adaptação do Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa às necessidades do usuário. Os resultados desse trabalho comprovam a efetividade da estratégia de envolvimento dos usuários na atividade de desenvolvimento de sistemas.

Palavras-chave: Teste de usabilidade. Necessidades do usuário. Sistema de Gerenciamento de Projetos.