Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas

Programas

O Programa de Extensão do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas consiste de um conjunto de ações com o intuito de criar uma relação direta e recíproca entre este Instituto e a sociedade através de cursos, eventos e produção acadêmica que sejam resultantes de ações participativas entre discentes e docentes, promovendo uma consciência social na formação do profissionais egressos deste Instituto e contribuindo fortemente com o processo de inclusão digital e inserção social da cidade de Maceió.

Estas ações, concretizadas através de projetos coordenados por docentes lotados no Instituto, possuem como objetivos:

  • Disseminar o uso de tecnologias da informação e comunicação para a sociedade, contribuindo com a educação de jovens e adultos
  • Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio, com o objetivo de desenvolver o pensamento para resolução de problemas e despertar o interesse pela Ciência da Computação.
  • Introduzir na comunidade o uso de ferramentas de software livre favorecendo a inclusão digital do cidadão.
  • Reduzir assimetrias de conhecimento e de oportunidades criadas pela exclusão digital. Como por exemplo as assimetrias identificadas entre os docentes, discentes e responsáveis pelos serviços gerais e pela segurança patrimonial da UFAL.
  • Introduzir a prática da pesquisa participativa, através da disseminação da experiência adquirida durante a execução das ações e da análise dos resultados alcançados nas respectivas ações no contexto da inclusão digital e social.
  • Incentivar a participação de alunos do curso de Ciência da Computação para atividades de extensão, em conformidade com Conteúdos/Matriz Curricular do projeto pedagógico deste curso.
Algumas destas ações estão cadastradas no banco de ações de extensão da UFAL e, entre elas, o Instituto vem oferecendo um serviço de fluxo contínuo à comunidade no que diz respeito a área temática de Educação com o Apoio as Escolas Publicas na capacitação de seus alunos em Informática. Para informações sobre este serviço acessar este link.