Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas

Programas

O Programa de Extensão do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas consiste de um conjunto de ações com o intuito de criar uma relação direta e recíproca entre este Instituto e a sociedade através de cursos, eventos e produção acadêmica que sejam resultantes de ações participativas entre discentes e docentes, promovendo uma consciência social na formação do profissionais egressos deste Instituto e contribuindo fortemente com o processo de inclusão digital e inserção social da cidade de Maceió.

Estas ações, concretizadas através de projetos coordenados por docentes lotados no Instituto, possuem como objetivos:

  • Disseminar o uso de tecnologias da informação e comunicação para a sociedade, contribuindo com a educação de jovens e adultos
  • Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio, com o objetivo de desenvolver o pensamento para resolução de problemas e despertar o interesse pela Ciência da Computação.
  • Introduzir na comunidade o uso de ferramentas de software livre favorecendo a inclusão digital do cidadão.
  • Reduzir assimetrias de conhecimento e de oportunidades criadas pela exclusão digital. Como por exemplo as assimetrias identificadas entre os docentes, discentes e responsáveis pelos serviços gerais e pela segurança patrimonial da UFAL.
  • Introduzir a prática da pesquisa participativa, através da disseminação da experiência adquirida durante a execução das ações e da análise dos resultados alcançados nas respectivas ações no contexto da inclusão digital e social.
  • Incentivar a participação de alunos do curso de Ciência da Computação para atividades de extensão, em conformidade com Conteúdos/Matriz Curricular do projeto pedagógico deste curso.
Algumas destas ações estão cadastradas no banco de ações de extensão da UFAL e, entre elas, o Instituto vem oferecendo um serviço de fluxo contínuo à comunidade no que diz respeito a área temática de Educação com o Apoio as Escolas Publicas na capacitação de seus alunos em Informática.

 

Alguns dos atuais projetos de extensão do IC:

1. Treinamento para a OBI

Coordenador: Professor Rodrigo de Barros Paes

Resumo: 

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. Este projeto visa estimular e capacitar os alunos da UFAL para participar da OBI.

 

2. Aplicações de Robótica Educacional para Inclusão Digital

Coordenador: Professor Leonardo Viana Pereira

Resumo: 

Esta proposta é uma continuação do projeto PAINTER homônimo que já atua na Escola Estadual Edmilson de Vasconcelos Pontes. Este projeto visa oferecer treinamento em raciocínio lógico e introduzir conceitos básicos de computação para estudantes e profissionais com formação de nível médio ou nível fundamental, através de atividades lúdicas, utilizando como ferramenta básica a robótica. O objetivo principal é oferecer um ambiente de trabalho extensionista na Universidade Federal de Alagoas, que viabilize a inclusão digital e social, por intermédio da troca de conhecimento entre o estudante matriculado nesta instituição e o participante externo à UFAL, principalmente quanto a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, que tanto interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos exigidos hoje pela sociedade (Ex., Internet, redes sociais, editores de texto, pesquisa, transações comerciais, dispositivos móveis etc). Espera-se que, ao final das ações aqui propostas, o participante externo entenda e saiba utilizar as TICs disponíveis a sua realidade de forma adequada. Já os participantes internos, que saibam aplicar corretamente os conceitos adquiridos nas disciplinas de seu curso e principalmente percebam como estas disciplinas se relacionam para a construção do conhecimento, e sintam-se capazes de se deparar com os problemas sociais atuais e de encontrar soluções factíveis para sua solução.

 

3. Programa de Excelência em Microeletrônica

Coordenador: Professor Tiago Figueiredo Vieira

Resumo: 

A iniciativa foi criada em 2016 por pesquisadores da UFCG, visando o estabelecimento de um modelo de formação de recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de microeletrônica no país, com foco principal na região nordeste. O PEM define diretrizes e metodologias para o estabelecimento de projetos em instituições públicos (UFCG/UFAL/IFPB).
Na prática, a execução financeira dos projetos é feita de forma independente por cada instituição pública, mes sempre com execução técnica/acadêmica com base no modelo de referência estabelecida pela UFCG.
Uma significativa parte dos pesquisadores que participam hoje do PEM já projetaram chip que funciona, a maioria destes já participaram no Brazil-IP.  O projeto usa ferramentas profissionais da Synopsys e da Cadence. 

 

4. Projeto Wiki

Coordenador: Professor Alcino Dall' Igna Júnior

Resumo: 

Projeto piloto para verificar a viabilidade de tornar a tradução para o português do Brasil, avaliação, revisão e atualização de enciclopédias Wiki, em especial as páginas da Wikipédia da área de Ciência da Computação, em um projeto permanente de extensão do Instituto de Computação, e eventualmente de outras unidades da UFAL.