Estrutura Física

Laboratórios.

O PPGSS tem uma boa estrutura física para a acomodação de professores, alunos e outros que precisam dos serviços deste Programa. Desde 2007, a Faculdade de Serviço Social instalou-se em todo o pavimento térreo do prédio reformado e, com isto, o Programa de Pós-Graduação recebeu melhorias nas suas instalações. O laboratório para os alunos foi climatizado, ganharam-se mais computadores com novas configurações e ligados a rede de Internet atraves de um provedor próprio da UFAL. A reposição de computadores tem melhorado em função do apoio da Faculdade de Serviço Social. O programa conta hoje com uma secretaria bem estruturada, funcionando nos horários da manhã e tarde, com uma secretária e duas bolsistas de trabalho. Uma sala para a Coordenação do Mestrado; uma  sala de estudo, com mesa de reunião com dois computadores ligados à rede, livros e revistas para consultas, disponibilizados para o uso dos discentes e dos docentes.  Os 5 grupos de pesquisa contam apenas com três salas de pesquisa equipadas, com computadores e mobília necessária ao funcionamento, sendo, então, uma das dificuldades do item infra-estrutura. No 1º semestre de 2012, está prevista para a FSSO a expansão das instalações físicas e de equipamentos com a conquista de 9 salas no pavimento superior do prédio, as quais passarão por um projeto de reforma. As salas serão destinadas para as atividades dos Grupos de Pesquisa do Programa e da FSSO, bem como dos Grupos de Extensão, o que contribuirá para melhorar a qualidade da investigação, da orientação, da extensão e da realização de eventos.

Bibliotecas

O Programa conta com o acervo da Biblioteca Central da UFAL, que a cada ano adquire títulos sobre o Serviço Social e áreas afins, e com um acervo próprio, organizado a partir dos recursos liberados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, quando da implantação do Programa, congrega cerca de 900 volumes (livros e periódicos) correspondentes a  títulos diversos na área das humanidades:Administração, Antropologia, Análise do Discurso, Comunicação, Direito, Economia Política, Educação, Filosofia, Geografia, Letras (Língua Portuguesa), Letras (Literatura), Metodologia Científica, Psicologia, Saúde, Serviço Social, Sociologia, Teoria Política. Todo o material bibliográfico está à disposição, mas o acesso é registrado na secretaria do Programa que criou um mecanismo de controle para empréstimos; o usuário poderá levar o material e devolver no tempo estabelecido, funcionando conforme as regras da Biblioteca Central. Há permanente contato com a bibliotecária da Biblioteca Central para esclarecer sobre os amplos serviços que são oferecidos por este setor na UFAL para toda a comunidade acadêmica.

Recursos de Informática

Em 2010, o Programa funcionou com dois computadores na Secretaria, dois computadores na sala da Coordenação e dois computadores na sala de estudos, além de três impressoras. Preserva uma sala de multimidia  equipada com um computador, DVD e televisão, mais três data-shows disponíveis para eventos e defesas de dissertação que são comuns ao PPGSS e à FSSO. No laboratório de informática da Faculdade constam 10 computadores todos ligados à rede, para uso dos discentes. O acesso aos recursos  da informática é garantido pelo sistema de Internet da UFAL;  os alunos podem ter acesso direto a Internet e realizar os seus trabalhos acadêmicos.