DEMOGRAFIA DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO

EMENTA: Visão geral do envelhecimento mundial. Causas e consequências do envelhecimento social. A demografia e a epidemiologia do envelhecimento no contexto brasileiro e alagoano. Análise comparativa do envelhecimento nas diversas regiões políticas demográficas. Políticas demográficas.

BIBLIOGRAFIA

CAMARANO, A. A. Envelhecimento da população brasileira: Uma Contribuição Demográfica. IPEA,janeiro, 2002 (Texto para Discussão).

CAMARANO,  A. A , BELTRÃO, K. I., PASCOM, A R. P., MEDEIROS, M., GOLDANI, A. M. Como Vive o Idoso Brasileiro? In: Muito Além dos 60: os novos Idosos Brasileiros. Rio de Janeiro, IPEA, p. 19-71, 1999.

CARVALHO, José Alberto Magno de; SAWYER, Diana Oya; RODRIGUES, Roberto do

Nascimento. Introdução a alguns conceitos básicos e medidas em demografia. ABEP, 1998.

DEBERT, Guita  Grin. Envelhecimento e representações sobre a velhice. Anais do VI Encontro de Estudos populacionais, Olinda, 1988, v1, p. 537-282

IBGE. Censo Demográfico 2000: Características da População e dos domicílios

IBGE. Censo Demográfico 2010: Características da População e dos domicílios

IBGE. Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios no Brasil. Rio de Janeiro, 2002.

IBGE. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, Brasil 2004.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Síntese de Indicadores 20003

IBGE. Síntese de Indicadores sociais 2003

IBGE. Tendências Demográficas: Uma Análise dos Resultados do Universo do Censo Demográfico 2000. 2002

DEBERT, G. G. A reinvenção  da velhice: socialização e processo de reprivatização do

envelhecimento. São Paulo: editora Universidade de São Paulo, FAPESP, 1999.

LINS, T. Cartografia do envelhecimento e do velho brasileiro: uma revisitação. Recife. Relatório de Pesquisa [Pós-doutorado em Educação] – Universidade Federal de Pernambuco; 2015.

MOREIRA, M. M. Envelhecimento da população brasileira. Belo Horizonte: CEDEPLAR-UFMG, 1997 (Tese de Doutorado).

_______________, O envelhecimento da população brasileira: Intensidade, feminização e

dependência. REBEP v. 20, n. 1, jan./jun. 2003

OLIVEIRA, F. E. B. de,   SOUZA, m. c. DE. O  envelhecimento populacional e a previdência social. Como vai? População brasileira. Brasília, v 2. n. 2, p. 24-27, set. 1997

OUTHWAITE, William & BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,  1996.

PACHECO, Carlos Américo & PATARRA, Neide (Org.). Dinâmica demográfica regional e as novas questões populacionais no Brasil. Campinas: UNICAMP. 2000.

PRATA, L. E. Indicadores de condição de vida da população idosa. Anais do IX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu, p.347-362.

SAAD, P. M. O envelhecimento populacional e seus reflexos na área de saúde. Anais doVII Encontro Nacional de estudos Populacionais. Caxambu, p. 353-369, 1990

VERAS, Edimilson  C. Envelhecimento populacional de Alagoas. Maceió, 2005 (Texto para Discussão 8).

VERAS, Renato P.(1994) País jovem com cabelos brancos: a saúde do idoso no Brasil. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará: UERJ, 2ª. ed., 28-29.

WONG, L. R. O envelhecimento da população brasileira e o aumento da longevidade: subsídios para políticas orientadas ao bem-estar do idoso. REBEP v. 20, n 1, jan/jun, 2003