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Programas de Extensão

Programa Curricularizado de Extensão da Graduação em Serviço Social (1º ciclo de creditação 2019.2/2020.1) 

 

O Programa que organiza as Ações Curricularizadas de Extensão (ACE) na Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social – Campus Maceió (FSSO) pauta-se pelas prerrogativas definidas no Projeto Pedagógico e Institucional da Universidade Federal de Alagoas (PPI/UFAL) e demais normativas que reconhecem e asseguram a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como princípio fundamental para o trabalho nas Instituições de Ensino Superior (IES). 

As outras bases normativas legais de referência são: as diretrizes da Lei do Plano Nacional de Educação (PNE) e na Política Nacional de Extensão Universitária do Fórum dos Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (PNEU/FORPROEX), bem como os princípios gerais da Extensão Universitária na UFAL, conforme Resolução nº 65/2014 (CONSUNI/UFAL). 

O perfil profissional do egresso foi definido no PPC 2019 em observância ao disposto nas Leis de Diretrizes e Bases para a Educação, nas Diretrizes Curriculares de Serviço Social, na Lei de Regulamentação da Profissão 8662/93 e no Código de Ética do Serviço Social, a saber: formar bacharéis em Serviço Social capazes de apropriação crítica e propositiva tanto de conteúdos teórico, técnico e ético, quanto da cultura e da política, ou seja, profissionais preparandos/as para a inserção no mercado de trabalho que também são capazes de compreender a realidade com rigor científico e mobilização social, organização política e posicionamento crítico diante das expressões da questão social (FSSO, 2019).

As ACE estão organizadas em linhas prioritárias, conforme áreas de concentração definidas no PPC 2019 atentas as particularidades do curso de graduação em Serviço Social. A carga horária curricular obrigatória total corresponde a 300 horas a serem cumpridas até a integralização do Curso em atividades vinculadas em uma ou mais das 04 áreas de concentração, a saber: 1) Políticas Públicas; 2) Direitos Sociais; 3) Movimentos Sociais; 4) Serviço Social (FSSO, 2019). 

O detalhamento das propostas ACE nos sistemas vigentes (SIEWEB e SIGAA) é de responsabilidade das/os professoras/es que estão vinculada a sua oferta no semestre letivo, observando sempre o cumprimento das seguintes etapas: a) de planejamento com pactuação coletiva e participativa sobre as prioridades acadêmicas e sociais a serem atendidas; b) de desenho metodológico da execução das modalidades de ACE priorizadas com ênfase na educação popular, gestão social, planejamento participativo e no uso de metodologias ativas; c) de elaboração de indicadores de monitoramento e de avaliação do processo; d) de sistematização e divulgação dos produtos obtidos via ACE (FSSO, 2019). 

A fase de implantação de ACE iniciou-se com 02 oficinas de planejamento participativo realizadas pela Coordenação de Extensão durante a semana de planejamento do ano letivo de 2019 que definiram as prioridades e as modalidades serem ofertadas no 1º ciclo de matrículas (2019.2 e 2020.1). Anterior às oficinas, houve a elaboração de materiais informativos para o corpo discente e docente sobre as normativas e as diretrizes para a extensão incorporadas ao PPC de 2019, enviados via correio eletrônico. A sistematização das propostas apresentadas para serem creditadas no 1º ciclo de matrículas ocorreu com a definição de 4 projetos pilotos submetidos a aprovação do Colegiado de Graduação que ofertou 04 turmas com matrícula para 20 discentes cada.

A oferta dos componentes curriculares ACE será creditada no Histórico Escolar discente do seguinte modo: 

ACE 1 - PROJETO SSO I que se desdobrará em ACE 2 - PROJETO SSO II em acordo com os requisitos do PPC 2019 para o 2º e 3º períodos de graduação com matrícula disponibilizada às/aos discentes via SIEWEB. 

 

A partir do 7º e 8º períodos de graduação (diurno) e do 8º e 9º períodos (noturno) a oferta deverá ser ampliada com a curricularização dos projetos PETConexões Saberes e outras ações extensionistas interdisciplinares existentes nos grupos de pesquisa e extensão da FSSO (ex: Assessoria ao FórumSUS). Essa expansão refere-se às ACE 3 – PROJETO INTERDISCIPLINAR e ACE 4 – EVENTO/CURSO/PRODUTO. Essas especificações evidenciam o cumprimento mínimo (ou não) da carga horária e das modalidades de ACE obrigatórias. 

Conforme demandas teóricas e práticas próprias da área de conhecimento das Ciências Sociais/Ciências Sociais Aplicadas para o curso de Serviço Social, a ênfase do Programa de Extensão Curricularizada envolve as seguintes áreas temáticas

  • Educação; 

  • Direitos Humanos e Justiça; 

  • Trabalho. 

As linhas de extensão contempladas são: 

  • Direitos Humanos, Cultura, Raça e Etnia; 

  • Direitos individuais e coletivos; 

  • Grupos sociais vulneráveis; 

  • Temas específicos/desenvolvimento humano;

  • Jovens e adultos. 

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A meta extra campus consiste em aumentar a presença territorial da FSSO nos bairros maceioenses a partir da atenção prestada às seguintes áreas de grande pertinência social: 

  • superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; 

  • formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; 

  • valorização dos (as) profissionais da educação e da assistência social; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental. 

 

Esse detalhamento foi orientado e acompanhada pelas Coordenações de Graduação e de Extensão, e pelo Núcleo Docente Estruturante da FSSO. 

 

Avaliação do Programa Curricularizado de Extensão

 

A avaliação de processo observará as seguintes dimensões: 

a) dimensão interna ao curso: seminários internos anuais de avaliação da reorientação do curso diante da curricularização dasACE, ou seja, a vinculação destas com o Projeto Pedagógico e as condições reais para a integralização exitosa pelos/as discentes; 

b) dimensão de articulação com outros cursos da UFAL através da execução do projeto de ACE interdisciplinar: reuniões semestrais e encontros avaliativos anuais que articulem e integrem os cursos/áreas diante das exigências curriculares imputadas à extensão e desta com a pesquisa e o ensino (FSSO, 2019).

 

Os indicadores de avaliação qualitativos e/ou quantitativos deverão gerar dados suficientes para retratar as ACE executadas, especificando: tipo; quantidade; características; linha do tempo de execução das modalidades ACE executadas etc. Para tanto, o detalhamento das propostas e dos relatórios precisam apresentar com clareza os seguintes itens:

 

a) Nº de parcerias firmadas entre FSSO e instituições sociais;

b) Nº de participantes em cada modalidade de extensão executada

c) Nº de cursos de graduação envolvidos/ por ano;

d) Nº de professores de graduação envolvidos/por ano

e) Nº de discentes matriculados X Nº de discentes não contemplados na matrícula;

f) Nº de proponentes X Nº de modalidades ACE propostas de forma vinculada a PROJETOS

g) Nº de atividades (para cada modalidade ACE) planejadas X as reprogramadas X as executadas;

h) Nº de publicações cujos temas emergiram da experiência extensionista

 

Quando as ACE envolverem Cursos de Pós-graduação, também é necessário caracterizar: o tipo e a quantidade de modalidades ACE desenvolvidas em parceria, detalhando ainda:

 

a) Nº de cursos de pós-graduação da UFAL envolvidos nas ações de extensão da FSSO;

b) Nº de profes do PPGSS envolvidos nas ações de extensão da FSSO;

c) Nº de profes de outros programas de pós-graduação envolvidos nas ações de extensão da FSSO;

d) Nº de alunos do PPGSS envolvidos nas ações de extensão da FSSO;

e) Nº de alunos de outros programas de pós-graduação envolvidos nas ações de extensão da FSSO.

PETCONEXÕES SABERES (2010 - atual)

 

O PET Conexões de Saberes Serviço Social foi criado a partir da portaria do MEC 976 de 27/07/2010 e do Edital 09-PET 2010, sendo composto por 12 bolsistas e uma professora tutora. O grupo tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo demandas de grande pertinência social, bem como outras atividades voltadas para a comunidade acadêmica, especialmente aos graduandos em Serviço Social. 

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 Programa CAPACITASUAS (2017-2019)

Coordenação : Profa. Dra. Margarida Maria Silva dos Santos

O CapacitaSUAS - Programa Nacional de Capacitação de Trabalhadores/as do Sistema Único de Assistência Social no Estado de Alagoas iniciou suas atividades em 2017, quando foi realizada a contratação da UFAL por parte do Governo do Estado de Alagoas através da mediação da Fundepes. O Programa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, por meio da Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), contou com a coordenação da Faculdade de Serviço Social (FSSO) com o apoio da PROEX/UFAL.

As aulas ocorrem em três polos (Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia), com uma previsão de formar 2.778 servidores da assistência social em todo o Estado. As aulas são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração para cada curso. 

O programa proporciona, por um lado, a formação dos trabalhadores da Assistência Social no Estado, e por outro, à Faculdade de Serviço Social (FSSO), um importante diálogo com este setor, o que fortalece a formação ofertada  na UFAL, uma vez que o curso se apropria de elementos da realidade da assistência em todo o Estado durante em meio a este diálogo entre Universidade e os trabalhadores quando da realização dos cursos.

Email: capacitasuasufal@gmail.com

BLOG CAPACITASUAS/AL

PROGRAMA PET-SAÚDE (2009-2012)

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi coordenado pela docente Dra. Telma Cristiane Sasso de Lima. A parceria entre IES brasileiras, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação estimulou a formação de graduandos para o SUS. 

Este programa estava articulado ao PROSAÙDE e foi implementado pela UFAL juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió sob a Coordenação da PROGRAD/UFAL. Em 2009, foram conveniados ao PETSaúde os cursos de graduação de: Psicologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Serviço Social/Campus Arapiraca - Palmeira dos Índios. Em 2010-2011, expandiu-se a participação no PETSAUDE dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição e Serviço Social/Campus Maceió. 

Objetivo Geral do PETSAUDE UFAL-Maceió dedicou-se em dar continuidade à articulação ensino-serviço com foco na participação popular e na humanização da atenção à saúde nas UBS de Maceió, contribuindo assim na formação de profissionais generalistas, humanistas e críticos, através de estratégias de ensino-aprendizagem interdisciplinares.

Prosaúde (2009 - 2011)

 

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) foi coordenado pelas docentes Dra. Maria Valéria Costa Correia e Dra. Rosa Lúcia Prédes Trindade (2010-2011). Os Objetivos do Programa foram: o estímulo à integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem e de prestação de serviços à população.  

Sob financiamento do Ministério da Saúde, executado por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e do Ministério da Educação com intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estabeleceu 2º ciclo de convênio com a UFAL e a Secretaria Municipal de Saúde de MACEIÓ para o ano 2010-2011. Através dos recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, o PROSAÚDE financiou equipamentos e insumos para Unidades Básicas de Saúde que receberam ações extensionistas da UFAL, bem como financiou material de consumo, serviços de terceiros e material permanente para os cursos de graduação da área de saúde da UFAL partícipes do Programa.  

A execução foi Coordenada através da PROGRAD/UFAL que desenvolveu tanto o PRO-SAÚDE I em parceria com os cursos de graduação de Medicina e Enfermagem; quanto o PROSAÚDE II com os cursos de graduação em: Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Nutrição e Enfermagem/Campus Arapiraca.