PROGRAMAS CURRICULARES de Extensão (graduação)

Organização das Ações Curricularizadas de Extensão (ACE) na Graduação em Serviço Social.

Introdução

Nestes Programas reúnem-se as diferentes modalidades de Ações Curriculares de Extensão (ACE) devidamente registradas no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e ofertadas/habilitadas pela Coordenação e Colegiado de Curso de Graduação no Sistema de Ensino SIEWEB.

A carga horária curricular obrigatória total (mínima) corresponde a 300 horas a serem cumpridas até a integralização do Curso, através de 04 componentes curriculares obrigatórios que serão creditados ao Histórico Escolar discente do seguinte modo: 

ACE 1 - PROJETO SSO I que se desdobrará em ACE 2 - PROJETO SSO II em acordo com os requisitos do PPC 2019 para o 2º e 3º períodos (diurno e noturno) de graduação com matrícula disponibilizada às/aos discentes via SIEWEB. 

A partir do 7º e 8º períodos de graduação (diurno) e do 8º e 9º períodos (noturno) a oferta deverá ser ampliada com a curricularização dos projetos PETConexões Saberes e outras ações extensionistas interdisciplinares existentes nos grupos de pesquisa e extensão da FSSO (ex: Assessoria ao FórumSUS). Essa expansão é necessária para habilitar a oferta dos componentes ACE 3 – PROJETO INTERDISCIPLINAR e ACE 4 – EVENTO/CURSO/PRODUTO.

Conforme PPC 2019, as ACE estão organizadas em 04 áreas de concentração:

  1. Políticas Públicas;
  2. Direitos Sociais;
  3. Movimentos Sociais;
  4. Serviço Social. 

Esses componentes evidenciam o cumprimento mínimo (ou não) da carga horária discente matriculados em modalidades de ACE obrigatórias. 

As ACE contribuem para o pacto de formação previsto estabelecido no PPC 2019 que se propõe a formar bacharéis em Serviço Social cujo perfil profissional os dote de capacidades para apropriação crítica e propositiva acerca dos conteúdos que os habilitam, quando da sua inserção no mercado de trabalho, à compreender a realidade com rigor científico e compromisso com a mobilização social, a organização política e o posicionamento crítico socialmente referenciado diante do enfrentamento das expressões da questão social.

Os Programas Curriculares são geridos pela Coordenação de Extensão no SIGAA, após a devida inscrição pelas/os profas/es coordenadoras/es de Projetos curriculares na oferta acadêmica e do seu registro nos sistemas vigentes, conforme a Instrução Normativa nº 01/2021 que dispões sobre os procedimentos para implantação da Extensão como componente curricular obrigatório (Instrução Normativa nº 01 2021)

Demais bases normativas legais de referência para a Extensão Universitária podem ser acessadas em: PROEX.


2º ciclo de creditação 2020.2/2021.1

Programa Curricular de Extensão da Graduação em Serviço Social 

Em elaboração...


1º ciclo de creditação 2019.2/2020.1

Programa Curricular de Extensão da Graduação em Serviço Social 

A fase de implantação de ACE ocorreu em 2019 após 02 oficinas de planejamento participativo realizadas pela Coordenação de Extensão. Anterior às oficinas, houve a elaboração de materiais informativos para o corpo discente e docente sobre as normativas e as diretrizes para a extensão incorporadas ao PPC de 2019, enviados via correio eletrônico.

DEFINIRAM-SE 04 projetos pilotos ofertados/creditados no 1º ciclo de matrículas após a submissão e sua aprovação no Colegiado de Graduação. 

O 1º ciclo de oferta/matrículas envolveu os semestres letivos 2019.2 e 2020.1 com 04 turmas com 20 vagas/cada para matrícula discente.

Conforme demandas teóricas e práticas próprias da área de conhecimento das Ciências Sociais/Ciências Sociais Aplicadas para o curso de Serviço Social, a ênfase do 1º Programa de Extensão Curricular envolveu as seguintes áreas temáticas

  • Educação; 
  • Direitos Humanos e Justiça; 
  • Trabalho. 

As linhas de extensão (DESCRIÇÃO DAS 53 LINHAS) contempladas nos Projetos que compuseram o Programa foram: 

  • Direitos Humanos, Cultura, Raça e Etnia; 
  • Direitos individuais e coletivos; 
  • Grupos sociais vulneráveis; 
  • Temas específicos/desenvolvimento humano;
  • Jovens e adultos. 

A meta extra campus PREVISTA foi: aumentar a presença territorial da FSSO nos bairros maceioenses a partir da atenção prestada às seguintes áreas de grande pertinência social: 

  • superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; 
  • formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; 
  • valorização dos (as) profissionais da educação e da assistência social; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental. 

Esse detalhamento foi orientado e acompanhada pelas Coordenações de Graduação e de Extensão, e pelos Núcleo Docente Estruturante da FSSO e Colegiado de Graduação.