Você está aqui: Página Inicial / Informes / Projeto de docente está entre os dez selecionados no País para pós-doutorado na Suécia
21/08/2013 16h25 - Atualizado em 06/02/2015 09h09

Projeto de docente está entre os dez selecionados no País para pós-doutorado na Suécia

Ufal foi contemplada com a seleção do projeto do professor Pablo Viana, da Feac

Professor Pablo Viana embarca para pós-doutorado na Suécia

Diana Monteiro – jornalista  

A Universidade Federal de Alagoas é uma das instituições contempladas na segunda chamada do Programa Ciência sem Fronteiras com bolsa de estudo para a Universidade de Linkoping, na Suécia para a área de inovação tecnológica. O projeto do professor Pablo Viana da Silva, da Faculdade de Administração,  Economia e Contabilidade (Feac), está entre os dez selecionados, das 26 universidades e instituições de nove diferentes estados da Federação. 

O projeto para o pós-doutorado do professor Pablo Viana, a partir de janeiro de 2014,  trata sobre  “Defesa, Aeronáutica e Segurança”. Ele informa que os 48 projetos inscritos para a seleção foram analisados durante dois meses pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e pela Saad AB (empresa criadora de Sistemas de Defesa Aeroespacial, sediada na Suécia).  Ao fim da chamada, 31 propostas foram aplicadas oficialmente na plataforma Carlos Chagas, e destas, dez foram as propostas vencedoras. 

 “A Universidade de Linkoping é um  dos centros de estudo de referência mundial na área de inovação tecnológica”, enfatiza o pesquisador. Sobre o seu projeto, ele destaca que está em consonância com a realidade brasileira. “O Brasil está passando por uma reestruturação da Defesa Nacional por causa dos grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas, e tem se empenhado para garantir sua soberania nessa importante área”, frisa Pablo, docente da disciplina de Gestão Tecnológica, que contempla vários cursos de graduação da Ufal. 

Está programada para o fim de 2013 a terceira chamada do Programa Ciência sem Fronteiras para inscrição de projetos com a mesma finalidade. A chamada envolve também  o  Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

CISB e Saad 

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) é sediado em São Bernardo do Campo e foi criado pela Saab (empresa baseada na Suécia) em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre os citados países, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesses de todo o mundo. 

A Saab por ser uma empresa de alta tecnologia, especialista em defesa e segurança civil e miliar, tem trabalhado em parceria com seus clientes para entregar soluções de classe mundial, com o objetivo de proteger o ativo mais importante de uma nação: sua soberania. A Saab vem atuando, por mais de 75 anos, no mercado global a partir de seus escritórios localizados em várias partes do mundo.