Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Informações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso e as normas do Projeto Didático-Pedagógico/2006

16/05/2013 09h07 - Atualizado em 08/09/2020 às 10h23

A conclusão do curso dependerá da elaboração individual de monografia, com defesa perante banca examinadora, sob coordenação do Núcleo de Pesquisa (NPE) do CJUR/UFAL, de forma como dispõe a Resolução n. 01/2008.

A monografia representa o trabalhi de final de curso previsto no art.9 da Portaria 1886/94 do MEC, sendo obrigatória  a sua entrega por escrito e a respectiva defesa individual perante nbanca examinadora formada por no mínimo 02 (dois) professores que não participaram da orientação do trabalho. 

A realização do TCC visará:

  • desenvolver atividades de pesquisa que requeiram conhecimentos específicos na área de direito.
  • aprimorar as capacidades de interpretação, de reflexão ,d e crítica, de criatividade, de iniciativa, de comunicação, de perspicácia e de consciência do bacharel no contexto jurídico.
  • consolidar a capacidade de problematizar, coletar, identificar, sintetizar, interpretar e analisar informações, tendo como referência a ciência social aplicada do direito. 

Para tanto, além do auxílio de um orientador o aluno contará com uma estrutura curricular com disciplinas de Pesquisa Metodológica, em geral, e Trabalho Científico, em específico.