Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

  1. Requerimentos
    Qualquer requerimento junto à Coordenação deve ser realizado por escrito, para que seja respondido por escrito.
  2. Problemas na matrícula
    Caso o aluno não consiga efetuar sua matrícula da forma que desejaria, deve esperar o período de reajuste de matrícula, momento no qual o sistema abre para aCoordenação, e requerer as alterações desejadas, mediante o formulário constante no site da FDA.
  3. Resultado do requerimento de reajuste de matrícula
    O prazo para análise deste requerimento pela Coordenação é de 10 (dez) dias. O resultado do requerimento pode ser visualizado diretamente no sistema acadêmico do aluno ou com qualquer funcionário ou bolsista da Coordenação.
  4. Matrícula nos casos de reprovação de disciplina
    Nenhum aluno poderá ser matriculado em disciplinas de um determinado período, sem estar matriculado nas disciplinas obrigatórias em que ficou reprovado no semestre anterior, salvo os alunos do período noturno, enquanto não houver a oferta semestral de todos os períodos.
  5. Estudar disciplinas em outro curso
    Todo o aluno de Direito pode cursar disciplinas de qualquer outro curso ofertado pela UFAL, como Psicologia, Serviço Social etc, desde que existam vagas. Para tanto, protocolar o requerimento de Vagas Remanescentes constante no site da FDA.
  6. Estudar disciplinas no curso de Direito
    O aluno de outro curso deve requerer que o seu Coordenador solicite pelo sistema acadêmico a matrícula nas disciplinas que deseja cursar no curso de Direito. 
  7. Mudança de turno
    O aluno do curso de direito só pode mudar de turno nas seguintes hipóteses:
    a) Ser aprovado no ENEM/SISU para o turno do curso que deseja;
    b) Ser aprovado na seleção de transferência interna (reopção);
    c) Durante o reajuste de matrícula, protocolar requerimento junto à Coordenação do curso (modelo na seção de formulários do site da FDA), para o caso de não preenchidas as 52 (cinquenta e duas) vagas disponíveis (Vide Resolução nº 2/13, da FDA).
  8. Aproveitamento de estudos
    O aproveitamento de estudos é um processo que deve ser iniciado após a matrícula do aluno na instituição. Considerando que o primeiro mês de aulas é composto por diversos problemas e prazos de matrícula em vagas remanescentes e disciplinas isoladas, o prazo para análise deste pedido é de 40 (quarenta) dias. Enquanto não tiver sido dispensado, o aluno deve permanecer assistindo aulas das matérias em que está matriculado. Caso o período de matrícula e o de reajuste de matrícula já tenham acabado, o aluno deve esperar o próximo semestre para se matricular nas disciplinas que desejar.

  9. Abono de faltas
    O abono de faltas é regulamentado pelo Regimento da UFAL. Portanto, ou o aluno preenche os requisitos e se submete ao procedimento ou não terá qualquer falta abonada pela UFAL. A Coordenação não pode se sobrepor à autonomia do Professor e abonar faltas dos alunos nas disciplinas, até porque não tem acesso aos diários de classe dos Professores.

  10. Transferência externa
    Os alunos de outras Instituições devem aguardar os editais de transferência externa publicados pelo DRCA, nos quais constarão as regras de transferência para a UFAL. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo DRCA ou COPEVE