Projeto de Extensão promove doação para o povoado de Bom Jesus

As doações deverão ser entregues na Faculdade de Direito de Alagoas até o dia 28 de julho

16/07/2013 08h55 - Atualizado em 09/09/2020 às 02h18

Ricardo Amaral - Estudante de Jornalismo

O grupo de extensão “Nas Asas do Carcará”, não esquece suas origens, e como a ideia principal do projeto, antes de torna-se Extensão, era a realização de diversas ações sociais na comunidade do "Riachão". Os estudantes promoveram no mês de junho, uma festa junina (evento característico do nordeste brasileiro, exaltando o povo sertanejo), com o objetivo de arrecadar fundos para o projeto. Depois do evento bem sucedido, a imaginação dos universitários foi além, e resolveram realizar uma campanha para arrecadação de alimentos, livros, produtos de higiene, roupas, brinquedos, entre outras inúmeras opções, para realização das doações.

Neste semestre acadêmico, as doações devem ser entregues na Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), próximo ao mini auditório da instituição, até o dia 28 de julho. O doador também pode deixar sua contribuição na sala da Coordenação do Curso.

O Projeto

O Município de Craíbas fica localizado no Agreste do Estado de Alagoas, distante aproximadamente 133,44 quilômetros da capital alagoana. Com uma população em torno de 22.641 habitantes, Craíbas, tem como principal fonte de renda a agropecuária, atividade exercida pelas famílias da redondeza, em que, grande parte do ano é afetada pela estiagem que assola a região. A educação precária e a saúde quase inexistente na região são fatores acrescidos ao aspecto social de seus moradores.

É sob essa perspectiva de vida que, vivem os cidadãos do povoado de Bom Jesus, mais conhecido como, comunidade do "Riachão". A localidade de difícil acesso não impediu a iniciativa do projeto de Extensão, em trabalhar com essa comunidade da cidade de Craíbas. O grupo formado inicialmente por estudantes do curso de Direito, da Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação da professora, Olga Krell, puderam se deparar imediatamente com o descaso na educação, saúde, moradia, entre tantos outros problemas que, fizeram esses estudantes serem confrontados com os Direitos básicos que são defendidos pelos Direitos Humanos.

O projeto que surgiu com a premissa de ser apenas uma ação social, tomou um rumo mais abrangente. Observando o contexto social desses moradores, o grupo de Extensão denominado, “Nas Asas do Carcará”, compreendeu, após estudos teóricos que, o trabalho feito na comunidade não poderia se concentrar apenas em uma ação social.

A partir do olhar crítico dos estudantes, consolidou-se a ideia de expandir o projeto, transformando a ação solidária, em um projeto de Extensão, focalizando o trabalho no âmbito rural. “Como a premissa era uma ação social, e passou a secundar como um projeto de extensão foi preciso criar toda uma fundamentação teórica, e fundamentada no âmbito jurídico, não somente de uma ação social, mas uma ciência social aplicada, daí a preocupação com os Direitos Humanos”, revelou Thaís Andrade e Carlos Henrique Gomes.

Os Direitos Humanos é o marco teórico principal do projeto “Nas Asas do Carcará”, tem como objetivo revelar a perspectiva ambiental do povoado, ligando os problemas sociais existentes, diretamente com o fenômeno da seca que, faz o sertanejo sofrer diretamente as diversas consequências. O embasamento teórico também revela como a educação, Direito fundamental ao cidadão, está diretamente ligada com a condição geográfica, política e cultural, este, sendo retratado com a falta de estímulo familiar que, faz a criança voltar sua atenção mais ao trabalho, do que aos estudos, aumentando os números na evasão escolar.

Para os integrantes do projeto, a principal luta, será procurar soluções para conter o aumento dessa evasão escolar na comunidade do "Riachão".