Professor da FDA lançará livro sobre Filosofia do Direito


11/09/2013 10h45 - Atualizado em 08/09/2020 às 10h32
Foto: Adrualdo Catão

Foto: Adrualdo Catão

Ricardo Amaral - Estudante de Jornalismo

No dia 24 de setembro, o Professor Dr. Adrualdo Catão, lançará o livro: “Teoria do Fato Jurídico: uma abordagem lógica da decisão judicial”. O local de lançamento será definido nos próximos dias, mas o livro poderá ser adquirido no Mestrado em Direito da FDA, além das diversas livrarias do Estado.

Segundo o autor do livro, Professor Dr. Adrualdo Catão, “o livro aborda a visão de Pontes de Miranda sobre a incidência infalível e a postura de Wittgenstein sobre a verdade. É um livro de filosofia do Direito, que tem como objeto a teoria do fato jurídico no seu aspecto lógico”, afirmou.

O corpo docente da Faculdade de Direito de Alagoas possui diversas publicações, algumas reconhecidas nacionalmente, como as obras do renomado Professor Marcos Bernardes de Mello.

O autor informa que o problema teórico que despertou o tema do seu terceiro livro “está relacionado com uma preocupação, cara aos processualistas, mas diretamente ligada à Filosofia do Direito, que se refere à distinção entre o que se poderia chamar de uma verdade processual e uma verdade real, sobre a aferição dos fatos no Direito. Esse problema se refere à relação existente, na Teoria do Direito, entre diferentes posturas, que são aqui chamadas simplesmente de representacionistas de um lado e relativistas do outro”.