Parabéns Professor pela grandeza de ensinar

15 de Outubro Dia dos Professores

15/10/2013 12h08 - Atualizado em 08/09/2020 às 10h32
Foto: Google Imagens

Ricardo Amaral - Estudante de Jornalismo

A Coordenação da Faculdade de Direito de Alagoas parabeniza todos os professores pelo seu dia, em especial aos Docentes da FDA.  Profissão imprescindível para o crescimento de um país em todos os âmbitos existentes na sociedade. A arte de ensinar exige comprometimento, função exercida por poucos, independente do nível de Graduação, se não houver dedicação e amor dificilmente alguém poderá se tornar professor. Compartilhar conhecimento é uma missão difícil, vai muito além de simplesmente revelar as teorias de uma disciplina, é antes de tudo, compreender sua função social.

Em entrevista feita com Elaine Pimentel e Raimundo Palmeira, Professores da Faculdade de Direito de Alagoas, foi possível entre outras coisas saber como surgiu o interesse em lecionar na Universidade.

Influência na escolha da carreira acadêmica

O Professor Raimundo Palmeira leciona na Universidade desde 1984, para ele "a oportunidade de influir de qualquer modo, na formação de futuros(as) juristas, na formação jurídica, e ,principalmente, na formação humana. Lecionar é um ato de amor. Porque todo conhecimento haverá de ser compartilhado, afinal o conhecimento não compartilhado, egoisticamente guardado, por mais importante que seja, se transforma em cultura inútil", afirmou.

Para a Professora Elaine Pimentel que, há 8 (oito) anos leciona na FDA, algo que mais despertou seu interesse foi "a vivência de atividades de pesquisa na Graduação e no Mestrado e a possibilidade de conviver cotidianamente com a troca de experiências, por meio de atividades de extensão", destacou.

Importância do papel social desempenhado pelo Professor

Segundo o professor Raimundo Palmeira, "Na condição de formador de opinião, é um agente político que pode, influindo na formação do caráter, fazer melhor a sociedade. Outrossim, no fato de fornecer a base científica, edificar em cada aluno um(a) cientista que venha a trazer o aperfeiçoamento da matéria lecionada, com melhorias para a humanidade", destacou.

A professora Elaine Pimentel ressalta que, "o professor tem papel fundamental na formação crítica dos estudantes, com atenção à ética e ao respeito irrestrito aos seres humanos. São os professores que têm a capacidade de, com suas experiências, humanizar os saberes e vivenciar o crescimento mútuo no processo ensino-aprendizagem".

Estímulo para permanecer na missão de ensinar

Elaine Pimentel afirmou que, "o contato diário como os estudantes em sala de aula e nas atividades de pesquisa e extensão. Eles são o que há de melhor na Universidade".

Para Raimundo Palmeira, "o amor ao Direito, a interação com a juventude que faz com que você consiga que a alma permaneça eternamente jovem; o prazer de ver brilharem alunos seus no campo profissional; e a reciclagem constante e obrigatória de seus próprios conhecimentos, pois em sala de aula também se aprende", salientou.

Ao Estudante interessado em seguir a carreira acadêmica

A Professora Elaine Pimentel aconselha que, “procure ampliar seu campo de estudos, primando pela interdisciplinaridade, de forma a proporcionar a humanização do saber jurídico. É preciso lembrar que o conhecimento não é um fim em si mesmo. Ele é sempre instrumental e deve ajudar a modificar a realidade social. Por isso, não há espaços para atitudes individualistas. É no coletivo, na vivência social que os saberes acadêmicos fazem sentido”.

Para Raimundo Palmeira, “aconselho porque a eternidade está no constante descobrir e se redescobrir, fenômenos que acontecem em sala de aula”, enfatizou.