O estudante deve ficar atento aos prazos para matrícula do ano letivo de 2014

17/12/2013 09h01 - Atualizado em 08/09/2020 às 10h32

Ricardo Amaral - Estudante de Jornalismo

O estudante é o único responsável por sua vida acadêmica, ficando ele encarregado de fazer a matrícula durante o período determinado no calendário da Universidade. Alguns procedimentos devem ser relembrados, no intuito de esclarecer algumas dúvidas dos estudantes, contribuindo para o início do semestre deste ano letivo sem qualquer problema na matrícula.

O calendário acadêmico de 2014 determinou entre os dias 17 a 21 de fevereiro para o reajuste de matrícula. Após esse prazo não serão aceitos nenhum requerimento. Em seguida o estudante pode optar por se matricular em alguma disciplina disponível na vaga remanescente. (Requerimento >>> Clique Aqui)

O discente matriculado em outra instituição de ensino superior pode solicitar matrícula em disciplina isolada na FDA. A vaga deverá ser preenchida de acordo com o protocolo iniciado pelo DRCA.

Sistema de Matrícula

Para permanecer vinculado à instituição, o estudante deve renovar sua matrícula a cada período letivo. Caso o discente não efetue a renovação, ficará sujeito a pena de anulação definitiva.  A renovação deve ser feita através da internet no site do sistema acadêmico (SIE WEB).

Matrícula Institucional

O estudante garante a permanência como membro do corpo discente da Universidade, mesmo sem está cursando qualquer disciplina. O prazo máximo é de 02 (dois) anos, sendo feita renovação a cada semestre. O tempo que durar o afastamento será contabilizado para o prazo de permanência do aluno no curso.

Matrícula Acadêmica

O aluno obtém disciplinas ofertadas para seu curso a cada período letivo, no caso dos alunos de regime acadêmico anual, a partir do segundo ano, ou do segundo semestre letivo do curso, no caso do regime acadêmico semestral, no ano ou semestre letivo a que tiver direito ou em disciplinas.

Fluxo Acadêmico

A progressão do aluno na Universidade é através de fluxos. A inclusão do aluno em determinado fluxo vai depender de sua aprovação nas disciplinas do período anterior.

Fluxo Padrão

Estão inclusos neste fluxo os alunos ingressantes e os veteranos que obtiveram aprovação em todas as disciplinas do período anterior. O discente permanecerá no fluxo padrão mediante a apuração de frequência às atividades didáticas e do rendimento escolar.

Fluxo Individual

Os alunos matriculados nas disciplinas constantes da matriz curricular, no entanto, com pendências em pelo menos uma disciplina do período anterior. A matrícula deve ser acompanhada pelo Colegiado do Curso, podendo voltar ao fluxo padrão.

Fonte: Manual da Prograd

Fevereiro

03 a 05

Matrícula ON-LINE para os alunos do fluxo padrão