Governo Federal oferece cursos presenciais de Inglês a interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras

Os cursos são completamente gratuitos e visam à preparação dos alunos que ainda não têm proficiência na Língua Inglesa

28/10/2013 11h24 - Atualizado em 08/09/2020 às 10h32

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SESu), vai ofertar cursos presenciais gratuitos de Língua Inglesa a alunos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), mas que ainda não conseguiram a aprovação em testes de proficiência em Inglês, como o TOEFL e IELTS.

Os cursos serão destinados aos alunos de graduação de cursos elegíveis ao CsF, que atendam ao perfil definido pelo Programa e que estejam cursando - ou seja, com  inscrição ativa - o My English Online - MEO, curso de Inglês online oferecido também gratuitamente pelo governo federal (Capes/MEC). É importante destacar que o aluno que já se inscreveu no MEO, mas não ativou sua senha, deve iniciar as atividades do curso imediatamente e permanecer ativo para poder ter acesso aos cursos presenciais.

Para participar dos cursos presenciais, os alunos precisam pertencer aos cursos de graduação elegíveis para o CsF e estar ativos no MEO. Neste momento, 45 universidades federais de todo o Brasil darão início aos cursos presenciais por meio dos Núcleos de Língua Inglesa (NucLi).

O NucLi é mais uma iniciativa do IsF, em parceria entre as IFES, MEC/SESU e Capes, para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras.

Os cursos na UFAL

Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Núcleo de Línguas (NucLi) foi implementado  pela Faculdade de Letras (FALE) e funciona nas instalações da: (1) Casa de Cultura Britânica (CCB, na Praça Visconde Sinimbu, 206, Centro de Maceió e (2) Faculdade de Letras, no campus A.C.Simões, em Maceió.

Em 2013, o NucLi da UFAL vai ofertar 300 vagas, com aulas no campus A.C. Simões e na CCB.

As aulas presenciais serão realizadas no total de quatro horas de aulas presenciais por semana. Além disso, os alunos poderão ter acesso a três horas semanais de acompanhamento on-line.

As inscrições serão realizadas pela Internet por meio do site http://isf.mec.gov.br.

As datas serão divulgadas amplamente e com antecedência para acesso de todos os interessados na inscrição.

O IsF

O Programa Inglês sem Fronteiras visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. Saiba mais em isf.mec.gov.br.

Fonte: CCB/UFAL