Estudantes iniciam atividades para o segundo semestre do Escritório Modelo de Assistência Jurídica

O Projeto de Extensão do EMAJ é um dos mais importantes da Universidade Federal de Alagoas

13/09/2013 16h43 - Atualizado em 08/09/2020 às 10h32
Aula inaugural do segundo semestre do EMAJ

Ricardo Amaral - Estudante de Jornalismo

Na última segunda-feira (09), foi realizada a aula inaugural no Escritório Modelo de Assistência Jurídica, da Faculdade de Direito de Alagoas. Durante a apresentação, esteve presente o Coordenador do EMAJ, Professor Flávio Costa, a Coordenadora do curso de Direito, Lavínia Cavalcanti, e a Procuradora do Trabalho, Rosimere Lôbo.

No evento, o Coordenador do EMAJ Flávio Costa, esclareceu algumas mudanças na forma de avaliação do Escritório Modelo, como a necessidade de o estudante assistir 10 audiências trabalhistas divididas em: 4 audiências inaugurais; 4 em rito sumaríssimo e 2 de instrução.

A Coordenadora do curso, Lavínia Cavalcanti, ressaltou a importância da sala infantil no EMAJ, que cumpre o papel de retirar o menor da discussão entre os pais, no momento da mediação, evitando que a criança passe por um momento constrangedor na sua formação.

Além disso, foi ressaltado na ocasião o crescimento do EMAJ como Projeto de Extensão. Segundo os números cedidos pelo professor Flávio Costa, o EMAJ seria um dos maiores Projetos de Extensão da Universidade. Esse resultado é devido ao enorme número de clientes do Escritório, além disso, destaca-se pelo percentual de ações ajuizadas. Diariamente são entregues em torno de 50 (cinquenta) fichas para atendimento, comprovando o crescimento da assistência jurídica, como mostra o quadro abaixo.

Período20112012

2013 / 1º Semestre

Alunos 148 155 149
Atendimentos 4740 4914 2009
Acordos Extrajudiciais 347 395 173
Ações Ajuizadas na 26º Vara 724 876 297
Ações Ajuizadas no 8º JECC 685 817

Papel do EMAJ

O Escritório Modelo de Assistência Jurídica é responsável pela formação prática do estudante, momento importante para o graduando em Direito, pois as atividades realizadas no EMAJ fazem com que os assuntos teóricos compreendidos em sala de aula sejam praticados. Além de fazer parte de um Projeto de Extensão do curso de Direito, o EMAJ tem como objetivo a prestação de assistência jurídica para população carente. A importância desse trabalho é revelada através dos números mencionados acima, que demonstram a eficiência de todos que contribuem na construção diária do EMAJ.