A FDA seleciona estudante para concorrer a bolsa do programa Andifes/Santander

A estudante Ana Karoline Mendes, passa na primeira fase da seleção que deverá escolher os bolsistas a ingressar na Mobilidade Acadêmica 2013

28/03/2013 01h15 - Atualizado em 09/09/2020 às 02h17

Ricardo Amaral - Estudante de Jornalismo

Nesta segunda-feira (25), a Faculdade de Direito de Alagoas, através de seu Colegiado, escolheu na pré-seleção da Bolsa de Mobilidade Acadêmica, a aluna Ana Karoline Mendes do Nascimento. O principal critério foi a análise de Coeficiente de Rendimento Acumulado. A partir da próxima fase, o Pró-Reitor de Graduação, designará uma comissão para selecionar os estudantes que deverão preencher as 4 (quatro) vagas oferecidas para o Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes/Santander.

O Programa tem como objetivo expandir a cultura acadêmica do alunado, com o próposito de adquirir e aprofundar seus conhecimentos. “O contato com outra realidade acadêmica, o foco em outros projetos e disciplinas, além da forma de ensino de outros profissionais, contribuirá para minha formação. Observei a grade de pós-graduação da UFRJ (Universidade escolhida pela estudante), e algo que chamou minha atenção, é uma disciplina chamada Teoria do Risco, que tem muita ligação com meu projeto PIBIC-AÇÃO. Se eu me identificar pretendo até fazer minha pós-graduação lá mesmo. Esta oportunidade possibilitará uma avaliação quanto a se a Universidade é realmente o que eu esperava, e se para meu futuro profissional é aquilo que almejo”, afirmou Ana Karoline Mendes.

A escolha do Rio de Janeiro passou pelo encanto da aluna pela cidade maravilhosa e envolveu também a cuidadosa análise dos conteúdos programáticos da instituição. “Duas disciplinas que me chamaram bastante atenção: uma foi Direito Penal Informático, que após a criação da lei chamada popularmente de "Lei Carolina Dieckman" passou a tipificar crimes ocorridos no ambiente da internet. A outra foi Direito à Navegação, por se tratar de uma cidade com um enorme potencial de importação e exportação, levando em conta também nosso Estado (Alagoas), com os investimentos feito no estaleiro. Então não estou pensando apenas no momento, mas sim no futuro bem próximo”, ressaltou.

A Faculdade de Direito de Alagoas foi qualificada como 5 (cinco) estrelas pela revista Guia do Estudante no ano de 2013, colocada entre as 26 melhores do Brasil, o que gera um sentimento de responsabilidade ainda maior da aluna em levar o nome da instituição para outro Estado. “É uma honra representar a Faculdade, durante o tempo que estou aqui foi possível me preparar para esse momento, mesmo ainda havendo três fases pra serem feitas a escolha de quem irá ocupar as vagas dessa Bolsa, estou confiante pelo quanto aprendi no curso, e por inúmeros trabalhos e artigos científicos produzidos ao longo dos seis semestres cursados na instituição, nas próximas fases da seleção dos bolsistas e para que eu não me sinta atrasada ou perdida nas disciplina", salientou Ana Karoline Mendes.

Envolvimento em pesquisa e extensão

A estudante selecionada para representar a FDA demonstrou ser uma excelente aluna não apenas em razão do alto coeficiente de rendimento acumulado (9,16), mas por possuir envolvimento em diversos projetos de pesquisa e extensão. A mais recente, envolve atividades nas comunidades da VILA EMATER I e II, composta por famílias que sobrevivem há muito tempo de catar e reciclar lixo.

A pesquisa realizada, segundo a estudante, tem como objetivo ''avaliar o desenvolvimento sócio-ambiental das Vilas Emater 1 e 2 sobre enfoque da NBR 13896/97, relativa à proteção das populações vizinhas atingidas pelos impactos poluentes de aterros sanitários. Ademais, o projeto pretende estabelecer os primeiros contatos com a sociedade das Vilas Emater 1 e 2 através de visitas ao local de moradia e a área do lixão; identificar as necessidades básicas (insatisfeitas) dessa organização social, averiguar os efeitos da poluição na saúde humana das populações vizinhas, observar se o princípio informativo do desenvolvimento sócio-ambiental está sendo aplicado no processo de fechamento do lixão”.

A pesquisa também poderá servir, futuramente, de modelo para qualquer comunidade que se localiza próxima a lixões e aterros sanitários, para que elas fiquem cientes da degradação que este comete à natureza e, consequentemente, repercutem na vida daquelas pessoas. Através da ONG CEASB (Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu), em parceria com a professora Alessandra Marchioni (a qual mantinha contato com a ONG e a comunidade, devido às pesquisas e projetos realizados pelo NEDIMA - Núcleo de Estudos de Direito Internacional e Meio Ambiente) foi possível conhecer a realidade dessa população.