Docentes

LINHA 1 | TEMPORALIDADES E APROPRIAÇÕES

Débora de Barros Cavalcanti Fonseca

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1986), Especialização e Mestrado em Arquitetura - Université Catholique de Louvain (1993) e PhD em Planejamento Urbano pela London School of Economics and Political Science (2010). Atualmente é Professora Adjunta 2 da FAU/UFAL, atuando no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/FAU/UFAL). É líder do grupo de pesquisa e extensão Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST) e membro colaborador do CIAUD e do Gestual da Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social; planejamento e gestão urbano-ambiental participativos; desenvolvimento sócio territorial e políticas públicas; pequenos e médios municípios, e pobreza urbana e direito à cidade.

http://lattes.cnpq.br/5479297370165991

Diana Helene Ramos

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU/UFAL); com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005); mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de São Paulo - USP (2009); doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de janeiro - IPPUR-UFRJ (2015) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (Paris-França, 2013); pós-doutorado em estudos urbanos no Instituto de Geografia da Université du Québec à Montréal - UQAM (Canadá, 2016/2017); e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no IPPUR-UFRJ (2017/2018). Tem experiência no ensino e pesquisa dos seguintes temas: gênero, direito à cidade, planejamento urbano e regional, informalidade urbana, habitação social, tecnologia social e economia solidária. Na extensão universitária e na educação popular tem experiência em cooperativismo, autogestão, comunicação popular e comunitária, arte-educação, produção audiovisual e reforço escolar em cooperativas populares, comunidades e movimentos sociais. Ganhou o prêmio de melhor tese na área do Planejamento Urbano e Regional pelo Prêmio Capes de Tese - Edição 2016 (Helene, 2015).

http://lattes.cnpq.br/4396492936910065

Juliana Michaello Macêdo Dias

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado pelo DEHA/UFAL e Doutorado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/UFAL. Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL (PPGAU/FAU/UFAL). Líder do Grupo de Pesquisa Nordestanças. Coordenou os projetos de pesquisa ?Culturas Agrestes: Mapeamento das referências Culturais do Agreste alagoano?, financiado por Edital Universal/CNPq (2013-2016) e ?Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas?, financiado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (2015-2017) e o Projeto "Arquitetura enquanto Referência Cultural" (PIBIC-206-2017). Atualmente coordena o projeto "Feiras populares: territórios do Persistir" financiado pelo Edital Universal/CNPq (2018-2019). Participou como pesquisadora do projeto de pesquisa "Mapeamento sonoro do sertão alagoano", financiado pelo Edital Universal FAPEAL 13/2016. Trabalha com projetos de extensão em Políticas públicas da Cultura e Relações entre Cinema e Arquitetura. Organizadora dos livros “Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema” (2014), "Identidades, Territórios e Imagens (2019) e "Corpos, casas, cidades e tempos de pandemia". Atua na linha de pesquisa "Temporalidades e apropriações", do PPGAU, que se vincula às seguintes linhas de pesquisa do GP Nordestanças: Rastros urbanos; (in)corpo(r)ações; Estudos em audiovisual; Amplificações; Culturas políticas; Cartografias culturais; Identidades, territórios e poder; Arquitetura, Design e fazer popular.

http://lattes.cnpq.br/8996477208727758

Lindemberg Medeiros de Araújo

Professor Associado I da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lotado no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema). É professor de dois programas de pós-graduação: 1. Geografia; 2. Arquitetura e Urbanismo, ambos da Ufal. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a turismo, com ênfase nas suas relações com os seguintes temas: Destinos Turísticos, Cidades, Urbanização Turística, Território, Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável. É líder do grupo de pesquisa Turismo, Espaço e Desenvolvimento (Ufal/CNPq). Criou e coordena o Laboratório de Território, Turismo e Desenvolvimento (LTTD). Tem como objetivos no âmbito do LTTD, realizar, coordenar e orientar pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar, com o objetivo de gerar conhecimento pertinente aos temas de interesse acima relacionados, e formar recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, com base na interface entre Geografia, Turismo e Arquitetura e Urbanismo.

http://lattes.cnpq.br/1427075376799452

Maria Angélica da Silva

Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), com bolsa sanduíche cursada na Architectural Association School (Londres). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora em 2006, com bolsa Capes e 2009 com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi professora visitante na Universidade de Bolonha) em 2018/2019, com bolsa Capes. Coordenou o Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, quando os seus cursos de mestrado e doutorado foram recomendados pela Capes em 2002 e 2012 respectivamente. Participou da base AWAD sobre o patrimônio mútuo Brasil/Holanda. É membro da Associação Hispânica de Estudos Franciscanos, da Associação Ibero-americana de História Urbana. e da Associazione Italiana de Storia Urbana. Tem experiência nos temas da história da paisagem, do urbanismo e da arquitetura; iconografia, arquitetura moderna e contemporânea; patrimônio e design de produtos culturais. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem desde 1998. Em 2011, a bolsista Taciana Santiago, sob sua orientação, recebeu do CNPq o Prêmio Nacional Destaque do Ano na Iniciação Científica. No ano de 2015 recebeu a Comenda do Mérito da FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas). Foi avaliadora do Prêmio Capes de Teses, Prêmio ANPARQ de Livros, participou do Qualis Livros 2016 e da Comissão de Avaliação Quadrienal de Área da Capes em 2017. É bolsista de produtividade do CNPq desde 1998.

http://lattes.cnpq.br/0004923271744434

Roseline Vanessa Santos Oliveira

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal-1999), Mestre (2002) e Doutora (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, tendo realizado doutorado sanduíche junto à Universidade do Algarve (Portugal). Realizou estágio pós-doutoral junto à Universidade de Évora (Portugal, 2017/2018). Foi professora efetiva do curso de Design do Ifal e é professora associada II da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal na qual atuou como vice coordenadora do Curso de Design e, coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Fau-Ufal. Compartilhou a liderança do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem por 20 anos e, atualmente, lidera o Laboratório de Interpretação de Núcleos Habitados (LIN-A), o qual integra a equipe do GAMMA-UFBA, trabalhando com a elaboração de material audiovisual de cunho didático do Projeto Ciências de Dados da Educação Pública (CNPQ-Itaú Social). Foi consultora da Fapeal; membro do Comitê de Ética da Ufal e do Conselho Editorial da Edufal, e tutora do Programa de Educação Tutorial (2009-2016), tendo exercido junto ao Pet também cargos de representação local e regional. Tem coordenado projetos selecionados pelo CNPQ no campo da identificação do patrimônio, abordando temas da história urbanística, iconografia e design. Nessa linha também integrou a equipe que desenvolveu trabalhos financiados via editais públicos de entidades como Petrobrás, BNB e Iphan, para o qual trabalhou como pesquisadora no Inventário Nacional de Referências Culturais do Estado referente ao Estado de Alagoas (2015-2016). É autora do livro "As vilas e seus gestos urbanos (2018)", de capítulos de livros ("O Convento Franciscano de Marechal Deodoro"; "O olhar Holandês e o Novo Mundo" e "A invenção da cidade"), todos vinculados a editais públicos, e sua produção tem sido divulgada em eventos nacionais e internacionais, bem como através de inúmeras publicações em periódicos qualisados.

http://lattes.cnpq.br/6443235764762267

Walter Matias Lima

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur léducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia francesa contemporânea, culturas e corpo, e formação docente. Professor nos seguintes programas de Pós-Graduação: PPGE/UFAL; PPGAU/UFAL e PROFIL, Núcleo UFPE. Coordenador Geral das Pós-Graduações: CPG/PROPEP/UFAL

http://lattes.cnpq.br/0941145152986197

LINHA 2 | PROJETOS E TECNOLOGIAS

Alexandre Márcio Toledo

Doutor em Engenharia Civil pela UFSC (2006), mestre em Arquitetura pela UFRGS (2001), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPB (1993) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL (1985), com título revalidado pela Universidade Técnica de Lisboa (1993). Atualmente é professor associado 4 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, na qual leciona disciplinas de Projeto de Arquitetura, no curso de Arquitetura e Urbanismo e disciplinas na Linha de Pesquisa 2: Concepção, Construção e Adequação do Espaço Habitado/ Tecnologias, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFAL), no qual orienta mestrado e doutorado. Lidera o Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura (gEPA), desde 2006; coordenou os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo (1996-1998) e em Design (2011-2014) e o PPGAU/DEHA (2009). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente em tecnologia e representação, ensino e prática, teoria e crítica do projeto de arquitetura. Foi sócio proprietário da Academia de Ginástica Quasar (1988-1991) e da Hospedaria D. Pero (1988-1990). Trabalhou como arquiteto autônomo de 1986 a 1995, em Maceió/AL, e em Leiria- Portugal.

http://lattes.cnpq.br/4522792417371327

Fernando Antonio de Melo Sá Cavalcanti

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2007), Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2010), Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2013) e Curso Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (2000). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas na área de Linguagem e Representação, Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL (2022 a 2026), Presidente do CAU/AL no triênio 2021 a 2023 e desenvolve pesquisa com ênfase em Projeto e Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo e Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto Arquitetônico, Ventilação Natural, Desempenho Térmico de Edificações, Arquitetura Bioclimática e Simulação Computacional.

http://lattes.cnpq.br/4407657668950931

Gabriel Castañeda Nolasco

Graduado en ARQUITECTURA - UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE CHIAPAS (1991), Mtro. en ARQUITECTURA - UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE YUCATÁN (1995), especialista en Formulación y Evaluación Social de Proyectos por el Instituto Autónomo de México (ITAM), 1999 y Doctorado en Ciencias de la Ingeniería Ambiental por la Universidad de São Paulo (2008). , trabajo en los temas: Evaluación del comportamiento térmico del espacio construido, adaptación, transferencia tecnológica y uso racional de los recursos para la construcción.Actualmente é profesor tiempo integral titular C- UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE CHIAPAS. Tengo experiência en Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura de proucción social.

http://lattes.cnpq.br/6307449277520392

Heliofábio Barros Gomes

Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Alagoas, no Instituto de Ciências Atmosféricas, atuando nas disciplinas: Fundamentos de Matemática, Matemática 1 e 2 para Meteorologia, Fundamentos da Meteorologia, Álgebra Linear, Análise Ambiental e Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto na Graduação e Biometeorologia e Sensoriamento Remoto na Pós-Graduação em Meteorologia. Diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas - Gestão 2018/2022 e 2022-2026 (Atual). Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) - Gestão 2016/2018. Atuou como professor na Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE nas disciplinas de Meteorologia Física e Sinótica, Hidrologia Agrícola e Bioclimatologia. Atuou como professor substituto na UFAL no Curso de Engenharia de Agrimensura, como professor das disciplinas: Cálculo 1, 2, 3, 4, Álgebra Linear, Física e Estatística. Atuou na Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (SEUNE) como professor de matemática nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Impactos Climáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto Aplicado, Evapotranspiração, Bioclimatologia, Meteorologia Física, Meteorologia Sinótica e Climatologia.

http://lattes.cnpq.br/5514144631922874

José Francisco de Oliveira Júnior

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1998), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001), Doutorado em Ciências Atmosféricas, em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE (2008) e Pós-Doutorado na Engenharia Mecânica - COPPE/UFRJ (2011). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial nas categorias DTI/7B e 7A (CNPq-MCT) na Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, nas áreas de Segurança Radiológica em Instalações Minero-Industriais e em Depósitos de Rejeitos Radioativos, no período de 2005 a 2010. Participação como Pesquisador Associado nas Universidades da UBU (Universidade de Burgos - Espanha) e na PKNU (Purkyong National University - Coréia do Sul). Membro da European Geophysical Society - COSIS.net. Atualmente, Professor Associado II do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e líder do Laboratório de Meio Ambiente e Meteorologia Aplicada (LAMMA). Ex-Professor do Instituto de Floresta (IF) - Departamento de Ciências Ambientais (DCA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período de 2011-2017. Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas da Universidade Federal Fluminense (PGEB) - UFF, da Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMET) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) na UFAL. Como orientador e co-orientador já formou (19) Mestres,(2) Doutores e supervisionei (1) Pós-Doutorado. Revisor de periódicos nacionais (12) e internacionais (44). Atualmente, participo do Grupo de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (GAAF) como pesquisador convidado da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Editor Associado da Revista de Ciências Agro-Ambientais (http://periodicos.unemat.br/index.php/rcaa/index) da UNEMAT. Editor-Chefe do Journal of Atmospheric Science Research (http://ojs.bilpublishing.com/index.php/jasr/) entre 2018-2022. Coordenador de Extensão do ICAT/UFAL (2018 - ). Tem experiência em Meteorologia Ambiental, Meteorologia de Montanha, Meteorologia Urbana, Climatologia, Meteorologia de Incêndio e Meteorologia e Saúde. O researchgate é:https://www.researchgate.net/profile/Jose_Oliveira-Junior e o PUBLONS é: https://publons.com/researcher/3186966/jose-francisco-oliveira-junior. Participo do NIDER - Núcleo Interinstitucional e Desenvolvimento de Estudos Regionais (FEAC, ICAT e IFAL - Benedito Bentes) aplicados ao Semiárido Alagoano.

http://lattes.cnpq.br/7026272780442852

Juliana Oliveira Batista

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo exercido a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Dinâmica do Espaço Habitado - PPGAU/DEHA (Gestão 2015 - 2017). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Tem experiência em pesquisa científica relacionada com adequação ambiental de edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico de edificações, arquitetura bioclimática e eficiência energética.

http://lattes.cnpq.br/5219320875826842

Luiz Bueno da Silva

Pós-doutor pelo PPGEP/UFPE (2009) e pós-doutor pelo PPGEB/UNB (2018); doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2001), mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFPB (1996), especialista em Administração de Empresas pela FGV/ISAE, graduado em ciências e matemática pela UFPB. É Professor Titular da UFPB. É líder do grupo de pesquisa Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho (CESET), UFPB-CNPq. É editor do CESET Journal, ISSN 1807-7889. É coordenador e pesquisador do Laboratório de Análise do Trabalho do Departamento de Engenharia de Produção da UFPB; Coordenador do encontro CAFÉ COM CIÊNCIA HÍBRIDO realizado no Laboratório de Análise do Trabalho e através das plataformas da UFPB, com parcerias institucionais brasileiras e internacionais; orientador de Iniciação Científica desde 2001; pesquisador nível 2 do CNPq; pesquisador associado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFPB; professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) e em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) da UFPB; consultor da Pro-reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF; consultor do Programa de Doutorado em Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; colaborador do grupo de pesquisa Ergonomics & Human Factores da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal; referee do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Brasil; membro da comissão científica do Simpósio Nacional de Engenharia de Produção; membro da comissão científica do International Symposium on Occupational Safety and Hygiene, Portugal; membro do conselho editorial do International Journal of Occupational and Environmental Safety da Universidade do Porto; consultor ADHOC da CAPES e do CNPq; colaborador do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto (ESTG-IPP). Atua nas seguintes áreas: (1) Engenharia de Produção - Ergonomia Ambiental e Experimental. Concentra suas pesquisas na construção de modelos matemáticos para aplicação na área de Engenharia Humana; (2) Arquitetura e Urbanismo - Estruturação de modelos matemáticos para investigar as relações entre Ergonomia Ambiental incluindo radiações térmica não-ionizante e Morfologia Urbana; e (3) Engenharia Urbana - realiza investigações sobre (I) conforto e saúde e suas implicações na engenharia urbana e ambiental; (II) relação entre o ambiente urbano, o conforto e a saúde; (III) impacto das mudanças climáticas e do aumento dos centros urbanos nas condições ambientais de conforto e salubridade; e (IV) aspectos morfológicos e a ergonomia ambiental.

http://lattes.cnpq.br/1455327957816397

Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1981), Mestrado em Environmental Design And Engineering - University of London (1983) e Doutorado em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com Tese titulada: "Desempenho acústico de diferentes tipologias de peitoris ventilados" (2010). Atualmente é Professora Associada 04 da Universidade Federal de Alagoas lecionando disciplinas de Conforto Ambiental e Conforto Acústico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. Professora da Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Acústica Arquitetônica e Adequação ao Projeto Bioclimático, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento sonoro, desempenho acústico nas edificações, poluição sonora, ventilação natural, escolas, condições acústicas dos ambientes, qualidade acústica, inteligibilidade e arquitetura bioclimática direcionada para uma arquitetura sustentável. Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAL (2018-2019) e Coordenadora do Grupo de Estudos do Ambiente Sonoro (GEAS) da FAU-UFAL certificado pelo CNPQ.

http://lattes.cnpq.br/5845572897345507

Morgana Maria Pitta Duarte Cavalcante

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas(1990), Graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1997), Especialização em Análise Ambiental (UFAL), Especialização em Direito Constitucional (UFAL), Especialização em A Moderna educação:Tendências e foco no aluno (PUC-RS-2020) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2000). DOUTORA EM ARQUITETURA E URBANISMO , na área de concentração Projeto de Arquitetura e Urbanismo, linha de pesquisa Arquitetura Moderna e Contemporânea: representação e intervenção, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). É Professora e pesquisadora dos cursos de graduação em Arquitetura e Design, no PPGAU da FAU-UFAL - Universidade Federal de Alagoas e Diretora da FAU/UFAL para a gestão 2018-2022. Conselheira suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas para o período de 2018-2020 e vice-coordenadora de pesquisa da FAU-UFAL desde 08/2022.Tem experiência na área de Arquitetura/ Urbanismo, artes plásticas e design, com ênfase em estudos de expressão plástica e visualidade, projeto arquitetônico, projeto de ambientação. Atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, expressão, design de interiores, arquitetura contemporânea e sustentabilidade.

http://lattes.cnpq.br/0193797497833820

Ricardo Carvalho Cabús

Professor Titular do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas, coordenador do Laboratório de Simulação em Conforto Ambiental e Eficiência Energética (LabSica) e líder do Grupo de Pesquisa em Iluminação (Grilu). É orientador de doutorado e mestrado no programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/FAU/UFAL) e professor dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo (UFAL). Possui doutorado em Arquitetura pela Universidade de Sheffield (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), especialização em Matemática Aplicada: Computação, convênio UFAL/UFPE (1988) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1986). É membro ativo da CIE-BR. Desenvolve aplicativos e softwares, com destaque para o TropLux (2002). Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de Iluminação natural, conforto ambiental, eficiência energética e simulação computacional.

http://lattes.cnpq.br/1150075301427239

Ricardo Victor Rodrigues Barbosa

Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFAL), na área de estudo: Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo. Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/FAU/UFAL). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2002), mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2005) e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Atua como pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana (GATU), da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em projetos e pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, atuando nos seguintes temas: Clima Urbano, Conforto Ambiental, Adequação Ambiental e Projeto de Arquitetura.

http://lattes.cnpq.br/0913248203327424

Thaisa Francis Cesar Sampaio Sarmento

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas em 2002, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa Dinâmicas do Espaço Habitado da Universidade Federal de Alagoas em 2005. Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco em 2017, com estágio de pesquisa doutoral no LEAS da Unina - Università Frederico II de Nápolis, Itália. Foi docente efetiva do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAL Campus Arapiraca de 2006 a 2013. Desde 2014 é docente adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, Campus A. C. Simões em Maceió, lecionando nos cursos de graduação em Design, em Arquitetura e Urbanismo, e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFAL). Sua carreira tem atuações em ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, contribuindo diretamente como orientadora de mais de 70 arquitetos e designers já formados. É líder do grupo de pesquisa IDEA - Interseções entre Design e Ambiente Construído da UFAL e pesquisadora da Rede DASMind-Unicamp e do CCTE ? Cin/UFPE. Realiza pesquisas em Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em Acessibilidade, Ergonomia do Ambiente Construído, Design de Interiores, Ambientes e edificações escolares, com publicações de artigos, capítulos e livros nessas áreas de pesquisa.

http://lattes.cnpq.br/7829747399228061

Suzann Flávia Cordeiro de Lima

Arquiteta e Urbanista, com pós-graduação arquitetura penal e em materiais e gestão de projetos. Pós-doutorado em Criminologia pela Katholieke Universiteit Leuven, Belgica (2016), onde abordou de forma interdisciplinar, a Arquitetura Penal e Direitos Humanos. No Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009, abordou de forma interdisciplinar, aspectos cognitivos e de desenvolvimento nas relações entre indivíduos presos e espaço prisional. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas em 2005. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Projetos Especiais (NUPES), com linhas específicas de pesquisas interdisciplinares relacionadas com a Humanização do ambiente construído, sob a perspectiva dos Direitos Humanos e Segurança Pública Foi Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - CNPCP (2011-2013, onde coordenou a elaboração das Diretrizes Básicas para Arquitetura Penal. (Resolução 9/2011), Referencia na Arquitetura Penal da América Latina. Participou da elaboração das Diretrizes Básicas sobre Arquitetura socioeducativa do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Docente do Programa de Pòs-graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA), FAU/UFAL, Experiencia na elaboração e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e acompanhamento de obras de grande porte, bem como elaboração e atuação em convênios com a Gestão Pública. Consultora e Perita na área de Arquitetura Penal e Sócioeducativa. Autora de vários projetos arquitetônicos e consultorias de Unidades Penais no Brasil e fora do país (África, América Latina). Autora de diversos livros sobre Arquitetura Penal/ Prisional e Socioeducativa.

http://lattes.cnpq.br/1332556533167497