Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos e Núcleos de Pesquisa / Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST)

Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST)

O Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade -- NEST, propõe-se lugar de "aninhamento" para estudar-investigar, discutindo e propondo, ideias e ações, representadas por textos e imagens, sobre a cidade. Toma-se o Estatuto da Cidade (EC) por meio das temáticas que amplia como ideia-força central para o NEST. O EC, processo coletivo ele mesmo, aponta para repercussões e dimensões de distintos modos de ver, compreender e agir sobre a cidade. Portanto, tornam-se fontes de investigação as palavras (escrita e falada) e os elementos iconográficos que diversificam aquelas representações. Metodologicamente, privilegia, o presente histórico, com as temporalidades que encerra; o entendimento das relações contraditórias do(a)s que se apropriam, objetiva e subjetivamente, da cidade, e uma postura fortemente voltada à intervenção. Assim, contemplam-se necessariamente estudos geográficos e históricos. São repercussões do NEST: ensino e orientação (na graduação em Arquitetura e Urbanismo; no mestrado Dinâmicas do Espaço Habitado e no doutorado Cidades); pesquisa (compreensão ampliada sobre as cidades brasileiras e seus processos com vistas à intervenção) e extensão (capacitação continuada e assessoria técnica a distintos setores societais em suas discussões-ações sobre o espaço urbano). Apresenta, também, experiência continuada em prestação de serviços sobre: o EC e temáticas relacionadas; processos participativos de elaboração políticas urbanas compreensivas (Pds; PLHIS, regularização fundiária). Mantém vínculos ativos nacionalmente com outros grupos de pesquisa (pesquisa em rede MAPLU) e tem acumulado experiências cooperativas em outros vínculos institucionais, com: Ministério das Cidades e do Meio Ambiente; ONU (Habitat e PNUMA); Instituto PÓLIS; FASE; IPPUR/UFRJ; IPEA e, recentemente,com universidades privadas FEJAL e UNIT, e outras instituições de pesquisa, a FUNDAJ (capacitação sobre conservação e disponibilização de acervos imagéticos para servidores públicos).