Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos e Núcleos de Pesquisa / Núcleo de Estudos de Projetos Especiais - NuPES

Núcleo de Estudos de Projetos Especiais - NuPES

 

 NuPES – NÚCLEO DE ESTUDOS DE PROJETOS ESPECIAIS

Coordenação: Profa. Dra. Suzann Flávia Cordeiro de Lima

Vice-coordenação: Profa. Dra. Lúcia Ferreira Tone Hidaka

Pesquisadores: Profa. Msc. Danielle Maria Lamenha Santos; Profa. Dra. Eva Rolim Miranda

O objetivo geral do NuPES – Núcleo de Estudos de Projetos Especiais, é realizar pesquisas sobre as diversas interfaces relacionados com planejamento, gestão e conservação do espaço arquitetônico, paisagístico e urbano com características especiais. Especificamente, busca-se a compreensão dos métodos de interação entre a concepção e seus aspectos construtivos, processos e sistemas de planejamento e gestão urbano-ambiental, e análise do espaço edificado.

LINHAS DE PESQUISA:

1) ESTUDOS SOBRE EDIFICAÇÕES E AMBIÊNCIA DE ESPAÇOS DE SEGURANÇA E DE SAÚDE.

Objetivo:

Investigar questões referentes aos espaços de segurança e saúde, nos aspectos projetual, construtivo e ambiental. Especificamente, busca-se compreender as influências desses equipamentos na subjetividade dos indivíduos, atendendo aos princípios dos Direitos Humanos como instrumento de inclusão sócio-espacial.

Palavras-chave:

Espaço penal; espaços de segurança; Instrumentos de inclusão sócio-espacial; Projeto arquitetônico; espaços de saúde; arquitetura hospitalar.

Pesquisadores:

Suzann Flávia Cordeiro de Lima

Danielle Maria Lamenha Santos

Árvore do conhecimento:

Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo; Projeto de Arquitetura e Urbanismo; Planejamento e Projeto do Equipamento;

Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo; Projeto de Arquitetura e Urbanismo; Planejamento e Projeto da edificação.

Setores de aplicação:

Desenvolvimento Urbano, Defesa social, Saúde.

 

2) ESTUDOS SOBRE PLANEJAMENTO, GESTÃO E CONSERVAÇÃO DE EDIFICAÇÕES E ESPAÇOS ESPECIAIS

Objetivo:

Investigar questões referentes ao planejamento, gestão e conservação de edificações e espaços de interesse social (áreas em situação de risco) ou cultural (áreas patrimoniais). Especificamente, busca-se compreender métodos de projeto, gestão de projetos e espaços urbanos, avaliação e construção de indicadores quantitativos e qualitativos.

Palavras-chave:

Planejamento arquitetônico, gestão de projetos, conservação arquitetônica e urbana, habitação de interesse social; patrimônio cultural.

Pesquisadores:

Suzann Flávia Cordeiro de Lima

Danielle Maria Lamenha Santos

Lúcia Tone Ferreira Hidaka

Árvore do conhecimento:

Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional; Serviços Urbanos e Regionais; Estudos da Habitação;

Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional; Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional; Política Urbana;

3) ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM, REPRESENTAÇÃO E TECNOLOGIA EM ARQUITETURA E DESIGN

Objetivo:

Investigar questões referentes à linguagem, representação e tecnologia em arquitetura e design. Especificamente, busca-se compreender os modos de produção de conhecimento do projeto arquitetônico e de design; sistemas, materiais e técnicas construtivas; inovação, concepção e comunicação projetual.

Palavras-chave:

linguagem, representação, tecnologia,arquitetura, design

Pesquisadores:

Suzann Flávia Cordeiro de Lima

Danielle Maria Lamenha Santos

Árvore do conhecimento:

Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo; Fundamentos de Arquitetura e urbanismo; Planejamento e projeto de edificações;

Ciências Sociais Aplicadas; Construção civil;

Setores de aplicação:

Construção civil

Educação Superior