Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos e Núcleos de Pesquisa / Grupo de Estudos da Cidade (URBE)

Grupo de Estudos da Cidade (URBE)

Apresentação

O URBE tem se caracterizado pela abordagem interdisciplinar e pela colaboração entre pesquisadores de formações variadas tais como Arquitetura, Urbanismo, Engenharia Civil, Comunicação Social, Psicologia, Conservação Urbana e Desenvolvimento Urbano. Com esse olhar multifacetado, vem tratando de temas como Estudos da Habitação, Planejamento Urbano e Regional, Planejamento de Equipamentos de Segurança Pública, Estudos sobre a Violência Simbólica e sobre a Produção do Conhecimento em Arquitetura e Urbanismo.

Sobre o Nome e a Missão do Grupo

URBE- Estudos da Cidade: o nome vem dos termos URBIS e CIVITAS que, em latim, denominam dois aspectos fundamentais dos assentamentos humanos: “urbs” representa a forma, a materialidade; “civitas”, encerra as dimensões sociais que produzem a cidade e nela têm lugar.

E quais seriam essas dimensões sociais?

O homem vive, trabalha e se comunica. Para Michel Foucault, nessa trilogia encontra-se o fundamento das ciências humanas: o VIVER evidencia a dimensão biológica, o corpo, “veículo do ser-no-mundo”, ponto de seu contato com a dimensão física da cidade; o TRABALHO revela a dimensão social do ser humano em permanente interação nas relações de produção, de troca, de poder; o COMUNICAR sublinha a construção de sentidos em torno dos objetos e relações sociais que estão diante do homem e por ele são produzidos.

O grupo de pesquisas URBE se debruça sobre essas dimensões que se multiplicam e se entrelaçam na teia intrincada da cidade. E o faz com a inquieta compreensão de que “a única coisa simples que existe no mundo é a ideia que fazemos dele”. Por isso, seu caráter dialógico, pluridisciplinar e seu esforço de produzir ciência na diversidade e com ética

Linhas de Pesquisa

São sete as linhas de pesquisa em desenvolvimento no Urbe - Estudos da Cidade:

1. Estudos da Habitação

Estudo dos assentamentos precários nas cidades brasileiras. Tecnologias para a inclusão social e o desenvolvimento de grupos mobilizados a partir da superação de problemas relacionados à habitação precária. Protagonismo social em políticas públicas de habitação.

Pesquisadores:
Ana Paula Acioli de Alencar
Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque
Augusto Aragão de Albuquerque
Gabriella Vasconcelos Peixoto
Lívia de Oliveira Martins
Lúcia Tone Ferreira Hidaka
Odair Barbosa Moraes
Suzann Flávia Cordeiro de Lima

2. Conservação do Patrimônio Cultural Urbano e Regional

Pesquisas sobre as dimensões da gestão da conservação patrimonial – teorias, métodos e experiências – em especial aquelas referentes às metodologias e instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação (indicadores) da cidade patrimonial. Procura-se refletir sobre o desafio de potencializar transformações promovendo a permanência de morfologias e tipologias consolidadas relacionadas à conservação do patrimônio cultural e dos valores patrimoniais.

Pesquisadores:
Lúcia Tone Ferreira Hidaka

3. Métodos de Avaliação do Ambiente Urbano

Desenvolvimento de métodos de avaliação do ambiente urbano em suas diferentes escalas e avaliação do desempenho do projeto tanto a partir de medições físicas de adequação ao uso do ambiente construído, do ponto de vista do especialista, como do ponto de vista do usuário, por meio da verificação da sua satisfação e apropriação dos espaços.

Pesquisadores:
Odair Barbosa de Moraes
Suzann Flávia Cordeiro de Lima

4. Conflitos Sociais e Espaço Urbano

Estudo dos conflitos sociais e suas manifestações nos diversos suportes de comunicação e nos espaços urbanos.

Pesquisadores:
Ana Paula Acioli de Alencar
Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque
Augusto Aragão de Albuquerque

5. Redes de Cidades

Estudo da configuração das redes de cidades visando o conhecimento das interrelações geográficas, sociais, econômicas, políticas e estruturais. Estudo da formação de regiões de cidades, cidades-pólo, causas e efeitos das novas centralidades.

Pesquisadores:
Ana Paula Acioli de Alencar
Augusto Aragão de Albuquerque
Suzann Flávia Cordeiro de Lima

6. Espaço Penal e de Segurança: Projeto de Arquitetura como Instrumento de Inclusão Sócio-espacial

Investigação dos espaços penais e de equipamentos de segurança pública, nos aspectos projetual e ambiental, de modo a compreender as influências dos mesmos na subjetividade dos indivíduos, atendendo aos princípios dos Direitos Humanos como instrumento de inclusão sócio-espacial.

Pesquisadores:
Danielle Gomes de Barros Souza
Odair Barbosa de Moraes
Suzann Flávia Cordeiro de Lima

7. Ciência, Tecnologia e Produção do Conhecimento em Arq Urb

Estudos dos modos de produção, consolidação e superação do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo. Abordagens tecnológicas e científicas na produção do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo. Delimitações epistemológicas da Arquitetura e do Urbanismo e suas interações com outras áreas do saber e com saberes não-acadêmicos.

Pesquisadores:
Augusto Aragão de Albuquerque

Endereço: Campus A C Simões - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Bairro: Cidade Universitária - CEP: 57072970
Cidade: Maceio - UF: AL
Telefone: 82 32141310 Fax: 82 32141264