Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Histórico

Histórico

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), criada em 2006 com o novo estatuto da UFAL, resultou do desmembramento do Centro de Tecnologia, ancorada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, criado em 1973, e pelo Programa de Pós-Graduação Dinâmica do Espaço Habitado, criado em 2003. Essa independência completa um ciclo de amadurecimento institucional junto à Universidade Federal de Alagoas.

Já em 1981 o Departamento de Arquitetura e Urbanismo elaborava seu primeiro Plano Departamental, abrindo perspectivas para o início dos primeiros projetos de pesquisa e extensão associados ao ensino.

O desenvolvimento das atividades de pesquisa, ampliando a produção científica, resultou na criação de grupos de pesquisa da FAU e na implantação do Programa de Treinamento Especial em Arquitetura e Urbanismo PET-ARQ criado em 1995. A qualificação docente empreendida permitiu a criação do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA) aprovado pela CAPES, com sua primeira seleção no ano de 2003.

Desde 1996, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, o curso de Arquitetura e Urbanismo e o Programa de Treinamento Especial em Arquitetura e Urbanismo PET-ARQ já ocupavam os blocos atuais, perfazendo 3.650,65m² de área construída, quando da transferência do bloco do então Centro de História, Letras e Artes (CHLA), hoje Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA).

O Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) também funcionou no atual bloco administrativo da FAU, até sua saída em 2006, para criação do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA).

Com o Projeto REUNI, a FAU ampliou em 20% o número de vagas do curso de Arquitetura e Urbanismo, contratou novos professores, mediante concurso, e propôs a criação do novo curso de graduação em Design, aprovado pelo CONSUNI em julho de 2010 e iniciado em fevereiro de 2011.

Em março de 2012, a CAPES aprovou o curso de doutorado em Arquitetura e Urbanismo, com previsão de início para 2013.