Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Equipe / Corpo Docente

Corpo Docente

 

Adriana Capretz Borges da Silva Manhas

adriana capretz.jpg

Arquiteta (1998), Mestre em Engenharia Urbana (2002) e Doutora em Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal de São Carlos, possui também formação técnica em Música (1994). Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Docente Titular do Programa de Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo, Meios de Expressão, Comunicação Visual, Artes e Design. Atua no grupo de pesquisa sobre História Social da Imigração (UFSCar) e é líder do RELU - Representações do Lugar (UFAL), desenvolvendo pesquisas sobre Percepção, Semiótica, História, Design e Análise e Representação da Forma.

 

Alana Mello de Almeida

 

Alexandre da Silva Sacramento

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2001) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2008). É mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: ventilação natural, peitoril ventilado, desempenho térmico, conjunto habitacional e estratégias bioclimáticas. É professor Assistente A da Universidade Federal de Alagoas e professor do Centro Universitário CESMAC.

 

Alexandre Márcio Toledo

alexandre toledo.jpgPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL (1985), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPB (1993), mestrado em Arquitetura pela UFRGS (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela UFSC (2006). Atualmente é professor adjunto  da Universidade Federal de Alagoas, na qual leciona as disciplinas de Projeto de Arquitetura 6, no curso de Arquitetura e Urbanismo, Metodologia de Projeto em Design, no curso de Design, Métodos de Concepção de Projetos em Arquitetura e Conforto Ambiental no Espaço Habitado, no mestrado Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA/UFAL), na Linha de Pesquisa 2: Concepção, Construção e Adequação do Espaço Habitado. Lidera o Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura (gEPA), desde 2006; coordena o curso de graduação em Design, desde janeiro de 2011. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente em tecnologia e representação, ensino e prática, teoria e crítica do projeto de arquitetura.

 

Ana Paula Acioli de Alencar

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1987), especializações em Engenharia Ambiental e Urbana (2002) e em Mensuração (2004), além de mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Alagoas lecionando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Agrimensura. É também arquiteta da Prefeitura Municipal de Maceió trabalhando no órgão de Controle Urbano. Atua nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Controle Urbano, Cadastro Urbano e aplicações de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas para conhecimento dos fenômenos urbanos-ambientais.

 

Anna Maria Vieira Soares Filha

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1983) , especialização em Economia Política da Urbanização pelo Instituto Metodista Bennett (1985) e mestrado em Gégraphie Urbaine pela Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1990) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO- DE da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional , com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Centro de cidades, Políticas urbanas, Rio de Janeiro, Geografia Urbana, História da Cidade, Teoria e História.

 

Augusto Aragão de Albuquerque

augusto.jpg

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1987), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo DEHA Dinâmicas do Espaço Habitado da Universidade Federal de Alagoas.

 

 

Caroline Gonçalves dos Santos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2009), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: política habitacional, financeirização do capital imobiliário e Grandes Projetos Urbanos (GPUs).

 

Danielle Maria Lamenha Santos

dani.jpg

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas - (1998), especialização em Planejamento e Tecnologia das Construções pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2001) e mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado - DEHA, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (2009). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas, ministrando aula nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design.

 

 

 Danielly Amatte Lopes

danielly

Professora do curso de Design da Universidade Federal de Alagoas, doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Artes Visuais, habilitação Design Gráfico pela Faculdade de Artes Visuais da UFG (2002) e mestre em Cultura Visual pela mesma instituição (2006). Desenvolve pesquisas relacionando video game, a figura do avatar e a noção de corpo na contemporaneidade. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, cibercultura, cultura pop, comunicação e cultura visual. Também desenvolve pesquisas ligadas a criação e metodologia projetual em design e produção de materiais eletrônicos.

 

Débora de Barros Cavalcanti

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1986), Mestrado em Arquitetura - Université Catholique de Louvain (1993) e PhD em Planejamento Urbano pela London School of Economics and Political Science (2010). Atualmente é Professora Adjunto A do Curso de Arquitetura e Urbanismo, de Design, de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da FAU/UFAL. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza urbana, cidadania, urbanismo social, habitação, capacitação, gestão urbana e direito à cidade.

 

Dilson Batista Ferreira

Possui Doutorado (2013) em Energia pela Universidade Federal do ABC [UFABC]. Mestrado (2003) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas [UFAL]. Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2000) pela Universidade Federal de Alagoas [UFAL]. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas [FAU/UFAL]. Possui vivência e experiência profissional em Gerenciamento de projetos e obras de grande porte nas áreas de Infraestrutura Civil e Aeroportuária, Arquitetura, Instalações Industriais, Urbanismo, Aterros Sanitários, Certificação Ambiental e Meio Ambiente. Integrante do Núcleo de Estudos de Projetos Especiais [NuPES) da FAU/UFAL, atua em pesquisas na área de Arquitetura Pública com ênfase em Projetos, Tecnologia Construtiva e Gerenciamento de Obras de Projetos Públicos, atuando principalmente na temática escolar.

 

Edu Grieco Mazzini Júnior

Possui graduação em Design pelo Centro Universitário Franciscano (2004), especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Gama Filho (2009) e mestrado em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Atualmente é professor do curso de Design da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Projeto de Mobiliário, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do design, gestão de projetos e processos industriais do setor moveleiro, desenvolvimento de produtos, desenho de mobiliário, desenho técnico computacional, modelos tridimensionais, ergonomia, perspectiva e geometria.

 

Eva Rolim Miranda

Doutora pela Paris I Panthéon-Sorbonne, Eva Rolim realizou sua graduação em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e mestrado em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Suas áreas de interesse sao o Design da Informação e as ciências cognitivas atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, imagem mental, produção e leitura de artefatos gráficos comunicacionais por crianças e adultos.

 

Fernando Antonio de Melo Sá Cavalcanti

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2007), Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2010), Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2013) e Curso Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (2000). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas na área de Linguagem e Representação e desenvolve pesquisa com ênfase em Projeto e Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo e Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto Arquitetônico, Ventilação Natural, Desempenho Térmico de Edificações, Arquitetura Bioclimática e Simulação Computacional.

 

Flávia de Sousa Araújo

Arquiteta e Urbanista (UFPA), é doutora pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ -2010). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2008) e especialização em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (2012). Foi Assessora da Câmara de Política Setorial de Infraestrutura e Transporte, na Secretaria de Estado de Governo do Pará em 2009, onde participou da equipe de elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Pará, atuando no desenvolvimento de políticas habitacionais para Povos Indígenas e comunidades tradicionais. Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU-UFAL), além de integrante do Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC) na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 Geraldo Majela Gaudêncio Faria

geraldo.jpgArquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Paraná (1974). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). DEA em Politiques et Pratiques Comparées du Développement - Université de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1992). Doutor em Sociologie - Université de Paris 1 (Panthéon- Sorbonne) (2002). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/Deha). Lidera o Núcleo de Estudos de Morfologia dos Espaços Públicos (MEP). Desenvolve estudos com enfoque na configuração da esfera pública, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia urbana, apropriação dos espaços urbanos, espaço público e urbanização. Integrante colaborador da rede nacional de pesquisas sobre Sistemas de Espaços Livres (SEL) Urbanos e a constituição da esfera pública contemporânea. Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

 

Gianna Melo Barbirato

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestrado em Arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1991), área de concentração Tecnologia do Ambiente Construído e doutorado em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1998), na área de concentração Ciências da Engenharia Ambiental. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Alagoas. Atua na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. É lider do Grupo de Estudos da Atmosférica Climática Urbana (GATU) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Conforto Ambiental (GECA). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Ambiental, Desempenho Térmico, Climatologia Urbana, Microclimas Urbanos e Modelagem numérica climática.

 

Heitor Antônio Maia da Silva Dores

heitor.jpg

 

Hermes Teixeira Campêlo

hermes.jpg

Arquiteto com ênfase em Planejamento e Projetos de Edificações. Atuante na área de Design de Interiores e Produto, na área de Educação em planejamento, reestruturação e análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação - Bacharelado e Tecnológico.

 

 

 

 Jorge Marcelo Cruz

jorge marcelo.jpg

Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1998) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2001) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, ventilação natural, conforto ambiental.

 

 

 José David Pacheco Guerra

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1986) e mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado pela Universidade Federal de Alagoas (2007) . Atuando principalmente nos seguintes temas: Esquadrias, Composição arquitetônica, Espaço arquitetônico.

 

Josemary Omena Passos Ferrare

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1978). Especialização em Restauração de Monumentos e Centros Históricos pelo Centro Studi per il Restauro dei Monumenti e Centri Storici / Collegio degli Ingegneri della Toscana / Florença (1986). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Arquitetura / História do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Tem atuado na área de Preservação e Restauração do Patrimônio Histórico, principalmente nos seguintes temas: preservação urbana, identidade cultural, memória urbana, preservação de edifícios históricos e patrimônio imaterial.

 

Juliana Coelho Loureiro

juliana loureiro.jpg

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2001), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas.

 

 

Juliana Donato de Almeida Cantalice

Professora do Curso de Design, na área de Projeto de Produto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Tem experiência na área de Design, com ênfase em Projeto de Produto.Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e Mestrado em Engenharia da Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Materiais da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

 

Juliana Oliveira Batista

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo exercido a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Dinâmica do Espaço Habitado - PPGAU/DEHA (Gestão 2015 - 2017). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Tem experiência em pesquisa científica relacionada com adequação ambiental de edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho 

 

Juliana Michaello Macêdo Dias

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado pelo DEHA/UFAL e Doutorado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAL/UFAL. Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL (PPGAU/FAU/UFAL). Líder do Grupo de Pesquisa Nordestanças (GPN/FAU/UFAL). Coordenou os projetos de pesquisa ?Culturas Agrestes: Mapeamento das referências Culturais do Agreste alagoano?, financiado por Edital Universal/CNPq e ?Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Alagoas?, financiado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente coordena o Projeto "Arquitetura enquanto Referência Cultural". Trabalha com projetos de extensão em Políticas públicas da Cultura e Relações entre Cinema e Arquitetura. Organizadora do livro ?Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema? (2014). Diretora de arte dos documentários etnográficos: A Lapinha de Dudé , A saga do menino Canta e da série Cadernos de Viagem: Índia, Austrália, Nova Zelândia, Leste Europeu e Turquia. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Cultura, Identidade e Imagem; Identidade, território e poder; Metodologia de mapeamentos culturais e Políticas públicas da cultura.

 

Lúcia Tone Ferreira Hidaka

Possui graduação (1997) em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Pará, especialização (1998) em Conservação Integrada Urbana e Territorial pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, mestrado (2000) e Doutorado (2011) em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atualmente é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo DEHA – Dinâmicas do Espaço Habitado e integrante do Núcleo de Estudos de Projetos Especiais da Universidade Federal de Alagoas – FAU/UFAL; professora do “Curso Latino Americano sobre a Conservação da Arquitetura Moderna (MARC-AL)” e do “Curso de Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina (ITUC-AL)” oferecidos pelo CECI. Tem experiência na área de desenvolvimento local e conservação integrada, com ênfase em teoria, análise e avaliação da conservação urbana patrimonial.

 

Luiz Adalberto Philippsen Junior

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP. Funcionário concursado do Banco do Brasil entre julho/2005 e dezembro/2017, atuou como assessor de engenharia e arquitetura I nas unidades regionais de engenharia e arquitetura de Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP) e Brasília (DF) e, entre dezembro/2015 e dezembro/2017, atuou como assessor empresarial na Diretoria Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio, Divisão Fornecedores, em Brasília (DF), vinculado à Vice-Presidência Serviços, Infraestrutura e Operações do Banco do Brasil. Atualmente é professor assistente, área tecnologia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas - FAU/UFAL.

 

Manuella Marianna Carvalho Rodrigues de Andrade

Manuella.jpg

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (2000). É especialista em Gestão da Conservação Integrada pelo Centro de Conservação Integrada Urbana e Territorial (CECI/UFPE) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Atualmente é Professor Assitente DE na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas 

 

 

Maria Angelica da Silva

Maria Angelica.jpgBolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), com bolsa sanduiche cursada na Architectural Association School (Londres). Pós-doutoramento pela Universidade de Évora. É professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e credenciada no programa de pós graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA) da UFAL. Tem experiência nos temas da história da paisagem, iconografia, urbanismo e arquitetura coloniais, arquitetura moderna, patrimônio imaterial e design de produtos culturais. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem desde 1998. É bolsista de produtividade do CNPq.Participa da base AWAD sobre o patrimônio mútuo Brasil/Holanda. Em 2011 recebeu do CNPq o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, orientando a bolsista Taciana Santiago.

 

Maria Eduarda Ramos Cavalcanti Rosa

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (2013) e experiência nas áreas de artes plásticas, fotografia e como colaboradora na Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde - GEMAT da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Atuou como professora substituta do curso de Design da Universidade Federal da Paraíba, lecionando as disciplinas de História da Arte, História do Design e Estágio Supervisionado II. Atualmente, é professora Assistente- A no curso de Design da Universidade Federal de Alagoas, onde lecionou as disciplinas de Linguagem e Expressão Plástica, Modelos e Maquetes, Projeto de Mobiliário I, Projetos de Objetos I e II, Fotografia, Design Contemporâneo, Metodologia de Projeto, Materiais e Processos Industriais e Ergonomia do Produto, e atuou como membro do NDE e do colegiado.

 

Maria Lucia Gondim da Rosa Oiticica

Maria Lucia.jpgPossui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1981), Mestrado em Environmental Design And Engineering - University of London (1983) e Doutorado em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Pela Universidade Estadual de Campinas com Tese titulada: "Desempenho acústico de diferentes tipologias de peitoris ventilados" (2010). Atualmente é Professra Adjunto 3 da Universidade Federal de Alagoas lecionando disciplinas de Conforto Ambiental. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Acústica Arquitetônica e Adequação ao Projeto Bioclimático, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento sonoro, eficiência energética, ventilação natural, escolas, condições acústicas dos ambientes, qualidade acústica, inteligibilidade e arquitetura bioclimática direcionada para uma arquitetura sustentável.

 

Mariana Hennes Sampaio

Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) na área de concentração Design e Ergonomia, linha de pesquisa Design da Informação. Em 2009 obteve, na mesma instituição, o título de Bacharel em Design. Atualmente é coordenadora do Curso de Design da Universidade Federal de Alagoas, onde também é professora assistente. Atuou como coordenadora do Núcleo de Comunicação, Produção e Design da CIED (Coordenadoria Institucional de Ensino à Distância) da UFAL entre 2016 e 2017. Integrou o projeto de pesquisa Imagens Comerciais de Pernambuco: o Acervo de Matrizes Litográficas do Laboratório Oficina Guaianases de Gravura, financiado pela Funcultura e fomentado pela UFPE. Fez parte do projeto Memória Gráfica Brasileira, uma iniciativa de pesquisadores brasileiros que buscam resgatar e valorizar o legado do design no Brasil. Foi consultora de projetos do Centro Pernambucano de Design, na área do Design Gráfico, atuando principalmente no desenvolvimento de sistemas de identidades visuais e de suas aplicações, iconografias locais e na criação, junto a comunidades artesanais, de artefatos de design com referência cultural. É pesquisadora junto ao LED (Laboratório de Experimentação em Design). Áreas de interesse: design vernacular, identidade visual, design estratégico e produção gráfica.

 

Morgana Maria Pitta Duarte Cavalcante

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas(1989), Graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1997), Especialização em Análise Ambiental (UFAL), Especialização em Direito Constitucional (UFAL) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2000). DOUTORA EM ARQUITETURA E URBANISMO , na área de concentração Projeto de Arquitetura e Urbanismo, linha de pesquisa Arquitetura Moderna e Contemporânea: representação e intervenção, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Professora e pesquisadora dos cursos de graduação em Arquitetura e Design e no PPGAU da FAU-UFAL - Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Arquitetura/ Urbanismo, artes plásticas e design, com ênfase em estudos de expressão plástica e visualidade, projeto arquitetônico, projeto de ambientação. Atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, expressão, design de interiores, arquitetura contemporânea e sustentabilidade.

 

Patricia Hecktheuer

Patricia.jpgGraduada em Arquitetura e Urbanismo / Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986) Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Tem experiência na área de projetos de arquitetura. Atualmente é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo / CESMAC - Maceió, ministrando as disciplinas de História da Arte e Planejamento Urbano e Regional. Tem experiência de ensino também na área de design de interiores e expressão gráfica.

 

Priscilla Ramalho Lepre

Priscilla LepreProfessora efetiva de dedicação exclusiva na Universidade Federal de Alagoas, atuando no Curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -FAU/UFAL. Possui mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná e graduações em Desenho Industrial pela PUC/PR e Educação Artística- habilitação em Artes Plásticas pela FAP/PR. Além destes possui formação técnica - 4 anos- em Desenho Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É também revisora científica da Universidade Federal de Londrina e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Design Sustentável - UFPR. Seu foco de pesquisa é Design para a Sustentabilidade, abrangendo seus três pilares, sendo que suas últimas pesquisas e premiações tratam também de ergonomia e segurança.

 

Regina Coeli Carneiro Marques

Regina Coeli.jpgPossui graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1976) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) . Atualmente é Professor Assistente 1 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional , com ênfase em Serviços Urbanos e Regionais. Atuando principalmente nos seguintes temas: GEOMORFOLOGIA COSTEIRA, ESTUARIO E LAGOAS, MUNDAU E MANGUABA, EVOLUÇÃO COSTEIRA.

 

Ricardo Sérgio Neves Leão Júnior

Ricardo LeaoGraduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2004), Especialista em Iluminação e Design de Interiores pela Universidade Castelo Branco-RJ (2008) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Desenvolveu dissertação vinculada à linha de pesquisa Concepção e Construção do Espaço Habitado, com ênfase na área de Conforto Ambiental e Tecnologias. Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas, atuando no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no curso de graduação em Design. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, com enfoque principal em temas relacionados às áreas de Projeto de Arquitetura e Interiores com base em soluções bioclimáticas.

 

Roseline Vanessa Oliveira Machado

Roseline.jpgArquiteta e Urbanista formada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL-1999), Mestre (2002) e Doutora (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia/Universidade do Algarve (Portugal). É professora (DE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL , onde atua também como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem e tutora do Programa de Educação Tutorial. É consultora da FAPEAL. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história urbanística, iconografia e design.

 

Suzann Flavia Cordeiro de Lima

Concluiu o mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas em 2005. Possui Doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Possui 3 livro publicados e vários artigos científicos. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo. Consultora na área de Arquitetura Penal e Sócio-educativa. Autora de vários projetos arquitetônicos de Unidades Penais no Brasil e em Angola. Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - CNPCP.

 

Tácio Rodrigues Batista de Oliveira

Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFAL. Diretor de Geoprocessamento - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente-SEDET/Prefeitura Municipal de Maceió. Analista GIS/SIG, pela Academia GIS/Imagem/ESRI. Desenvolve estudos e pesquisas em Planejamento Urbano e Regional; Projetos de Urbanismo; Planos Diretores Participativos; Geoprocessamento (SIG, Cartografia Temática, Bases Cartográficas, Cadastro Técnico Multifinalitário e Sensoriamento Remoto); e Projetos Arquitetônicos.

 

Thaisa Francis César Sampaio Sarmento  

Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal de   Alagoas em 2002. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal de Alagoas em 2006. Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco em 2017. É Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desde 2015, onde leciona as disciplinas do eixo de Design de Interiores. Tem experiência em temas relativos à Ergonomia do Ambiente Construído, Acessibilidade, Arquitetura Escolar e Avaliação Pós-Ocupação.

 

Veronica Robalinho Cavalcanti

Veronica.jpgPossui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1974) , mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) , mestrado em Politiques Et Pratiques Comparées Du Développement pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1992) , doutorado em Science Sociale Sociologie pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1998) , aperfeicoamento em Metodologia do Ensino Superior Em Arquitetura e Ur pela Universidade Federal de Alagoas (1987) , aperfeicoamento em Política Urbana pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1977) , aperfeiçoamento em A Questão da Habitação pelo Centro de Estudos Em Ciências Sociais Noel Nutels (1979) e aperfeicoamento em Legislação Planejamento e Gestão Urbano Ambiental pela Universidade Federal de Alagoas (2001) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional , com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do Espaço Maceioense, História Social de Maceió, História Urbana, Sociologia Urbana, Apropriação do Espaço.