Nova Direção FAU (2014-2018)

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO SOB NOVA DIREÇÃO A PARTIR DE HOJE, 1º DE ABRIL Tomaram posse nesta segunda-feira, 31 de março, o Professor Doutor Augusto Aragão de Albuquerque, como diretor, e sua vice, a Professora Doutora Márcia Rocha Monteiro.

01/04/2014 17h07 - Atualizado em 28/08/2020 às 13h19

O novo diretor da FAU é arquiteto formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1987, com experiência em projeto e construção. Tem mestrado e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela UFPE, é coordenador de pesquisa nacional financiada pela Finepe e CNPq e tem ampla atuação em gestão na iniciativa privada, além de mais de 20 anos de ensino superior. Há cinco anos, ingressou na Ufal, tendo exercido o cargo de vice-diretor da FAU no primeiro ano e Coordenador do Programa de Pós Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado nos anos subsequentes, período em que trabalhou pela criação do curso de doutorado junto à CAPES, da qual é consultor ad hoc.

Sua vice, Márcia Rocha Monteiro, é arquiteta formada pela Ufal, em 1981, com experiência em projeto e construção, doutorado em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É professora associada, docente em cooperação técnica do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Como docente, ingressou na Ufal em 1982, onde exerceu a coordenação da graduação em Arquitetura em três ocasiões.

Dentre os desafios da nova direção da FAU, o professor Augusto destaca: a adequação da estrutura física do prédio, a consolidação do curso de Design e do Doutorado, a ampliação do intercâmbio com instituições de ensino do exterior, a permanente atualização dos projetos político pedagógicos dos cursos da FAU, com a atuação dos Núcleos Docentes Estruturantes e o fortalecimento da gestão colegiada. Como princípios, Augusto e Márcia elegeram a isonomia e a participação nas decisões.

A cerimônia desta segunda, 31 de março, foi presidida pelo Reitor Eurico Lobo, com a participação da Vice-Reitora, Rachel Rocha, e do Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (ADUFAL), Márcio Gomes Barbosa. Foram empossados 22 diretores e vice-diretores das unidades acadêmicas do Campus A. C. Simões. A professora Verônica Robalinho Cavalcanti transmitiu o cargo a Augusto Aragão, com o reconhecimento público da reitoria pelo trabalho realizado em cooperação com sua vice, Gianna Melo Barbirato.