Histórico

Fundação do Curso de Design

Em 2007, a FAU propôs a criação do curso de Design, mediante recursos do REUNI. A comissão formada pelos professores Alexandre Toledo, Paulo Alencar, Morgana Duarte e Patricia Hechtheuer, com a colaboração dos professores Hermes Campelo e Adriana Manhas, desenvolveu o projeto pedagógico do curso, com base em cursos nacionais similares, dentre eles os cursos de Design de Interiores das Universidades Federais de Uberlândia e de Goiás, o curso de Decoração da Universidade Federal da Bahia e o curso de Design de Ambientes da Universidade Estadual de Minas Gerais. Os recursos do REUNI previam a contratação de 8 professores efetivos em regime de dedicação exclusiva e a construção de novos Laboratórios de Conforto Ambiental, Maquetaria e Digital, além da requalificação das salas de aula e instalações administrativas. O CONSUNI aprovou o projeto pedagógico do curso mediante Resolução No 45/2010–CONSUNI/UFAL, de 15 de julho de 2010. O ingresso da primeira turma ocorreu no primeiro semestre de 2011, pelo PSS e, a partir de 2012, o ingresso se deu pelo ENEM/Sisu. Integraram o primeiro Colegiado do curso os professores Alexandre Toledo, coordenador, Maria Lúcia Oiticica, vice-coordenadora, Paulo Alencar, Márcia Lopes e Roseline Machado.

Processos de Avaliação e Reconhecimento

Em 2014, seguindo o processo institucional do Ministério da Educação (MEC), ocorreu a primeira Avaliação de Reconhecimento do Curso, a qual concedeu Conceito de Curso três (03) de qualidade, considerando aspectos como formação e atuação do corpo docente, organização didático-pedagógica, infraestrutura e atendimento a requisitos legais e normativos. Em 2015, o MEC publicou a Portaria de Reconhecimento de Curso nº 70 de 29 de janeiro de 2015, que conferiu direito a emissão de diplomas de graduação dos egressos.

No ano de 2017, o MEC publicou a Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 272 de 29 de janeiro de 2017, reconhecendo a qualidade do Curso de Design da Ufal. 

Em 2018, o Curso de Design da Ufal passou pela avaliação de desempenho no ENADE. Seus estudantes concluintes realizaram a prova do ENADE e obtiveram nota quatro (04). Com isso, o Conceito Preliminar do Curso foi elevado de três à nota quatro (04). Destacou-se na Ufal dentre os 16 cursos avaliados em 2018, por ter sido um dos quatro curso a obter a nota quatro (04) nesse ciclo. 

Em 2020, o MEC emitiu a Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 211 de 07 de setembro de 2020, revalidando o funcionamento e qualidade do curso de Design da UFAL.

Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Design

No ano de 2018, a Ufal deu início ao processo de reformulação dos PPCs de todos os cursos de graduação da instituição, incluindo novos componentes à formação profissional, conforme determinação das diretrizes curriculares nacionais. Os ajustes foram feitos com base nas necessidades de atendimento aos processos de avaliação dos cursos, aos anseios de estudantes e professores para mudanças e para adequar às novas legislações. Buscou-se atender questões como os elementos transversais de cada currículo, entre eles, meio ambiente, resoluções étnico-raciais, direitos humanos, libras, acessibilidade, pessoas com necessidades especiais.

O Projeto Pedagógico do Curso apresenta-se como um documento que revela a identidade e a intencionalidade da formação intelectual e profissional dos agentes envolvidos no processo acadêmico, demonstrando a integração entre as legislações vigentes, o perfil profissional do curso, as atividades didático-pedagógicas, as concepções pedagógicas, as orientações metodológicas, os procedimentos didáticos de ensino e aprendizagem, as formas de avaliação, as atividades que ocorrem no curso, dentre outros.

A Reformulação do PPC do Curso de Design foi  conduzida pela Coordenação do Curso e pelo NDE, nomeados pela Portaria de composição do NDE Nº 1655 de 27 de Novembro de 2014, e Portaria de composição do NDE Nº 14 de 21 de Janeiro de 2019, assim como, contou com a participação ampla do Corpo Docente do curso. Em 09 de abril de 2019, por meio da Resolução nº 13/2019, o Consuni/Ufal aprovou a Reformulação do PPC do Curso de Design, e a partir de então, deu-se início à transição curricular semestral, entre o Projeto Pedagógico de 2010 para o Projeto Pedagógico de 2019.