Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Arquitetura e Urbanismo / Perguntas frequentes / Dúvidas durante a matrícula 2018.1

Dúvidas durante a matrícula 2018.1

Consulte as respostas abaixo para as dúvidas mais frequentes dos estudantes. Se desejar fazer alguma pergunta, encaminhe para coordenacao.aurb@fau.ufal.br

Estudante - Como realizo minha matrícula em Estágio Supervisionado?

Secretaria AURB - Se você já recebeu da secretaria do curso as suas vias de TCE (Termo de Compromisso de Estágio). e ainda não foi matriculado em nenhuma turma de estágio, favor enviar e-mail para a coordenação, solicitando sua matrícula na turma 2018.1. Se você já foi matriculado em turmas anteriores e aparece como reprovado, isso é porque você ainda não entregou o seu relatório final. Estudantes nessa situação devem entregar com urgência o seu relatório final na secretaria do curso, tão logo terminem o período de estágio registrado no TCE.

Estudante - Como registro minha matrícula vínculo em TFG (Trabalho Final de Graduação)?

Sec_AURB -  A partir deste período, você pode preencher o formulário online de matrícula-vínculo ou enviar imagem digitalizada do formulário de matrícula vínculo, devidamente preenchido e assinado por você para o e-mail da coordenação. De preferência, entregar impresso aqui na secretaria. Só deve solicitar matrícula vínculo quem já não deve nenhuma carga de disciplina obrigatória, quer fixa ou eletiva. Se possível, que já tenha entregue também as cópias de seus certificados e de outros documentos para registro da Carga flexível e o relatório de estágio supervisionado também.

Lembramos que, de acordo com o artigo 18 da Resolução nº 25/2005 - CEPE/UFAL:

"Art 18 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório em todos os Projetos Pedagógicos dos Cursos da UFAL, assumindo a seguinte conformação:

I - O TCC não se constitui como disciplina, não tendo, portanto, carga horária fixa semanal, sendo sua carga horária total prevista no PPC e computada para a integralização do Curso.
II - A matrícula no TCC se dará automaticamente a partir do período previsto no Projeto Pedagógico do Curso para a sua elaboração, não tendo número limitado de vagas, nem sendo necessária a realização de sua matrícula específica no Sistema Acadêmico.
III - A avaliação do TCC será realizada através de 01 (uma) única nota, dada após a entrega do trabalho definitivo, sendo considerada a nota mínima 7,0 (sete), nas condições previstas no PPC.
IV - Caso o aluno não consiga entregar o TCC até o final do semestre letivo em que cumprir todas as outras exigências da matriz curricular, deverá realizar matrícula- vínculo no início de cada semestre letivo subseqüente, até a entrega do TCC ou quando atingir o prazo máximo para a integralização do seu curso, quando então o mesmo será desligado."

Estudante - Salvei minha matrícula no primeiro dia da matrícula online - fluxo padrão, mas desejo fazer ajustes. É possível?

Sec_AURB -  Após salvar a matrícula, seja no fluxo padrão ou individual, só no período de período de ajustes, de 18 a 20 de junho próximo, na coordenação, pode ser realizada alguma alteração.

Para facilitar a organização desses pedidos, foi criado o formulário online de ajuste de matrícula. Pedimos que utilizem esse recurso porque atenderemos primeiro as demandas solicitadas por meio dele. Só depois verificaremos os pedidos realizados por e-mail enviado para a coordenação. Em tempo, afirmamos que, desde o primeiro dia de matrícula, a coordenação estará acompanhando o fluxo e as necessidades relativas à relação estudante/vaga ofertada.

Estudante - Preciso de uma eletiva e já não tem mais vagas. Vão ampliar o número de vagas?

Sec_AURB -  A coordenação está acompanhando o processo de matrículas. Se percebe que há necessidade de mais vagas sem prejuízo do processo de ensino-aprendizagem da turma, fará o acréscimo. Se você tentou e não conseguiu uma vaga, favor preencher o formulário de ajuste de matrícula, respondendo à pergunta solicitação de novas vagas. Nem todos os pedidos poderão ser atendidos, mas outras possibilidades serão avaliadas a partir das demandas surgidas durante a matrícula.

Estudante - Como posso fazer matrícula em disciplinas de outros cursos?

Sec_AURB - O período de matrículas em vagas remanescentes, de acordo com o calendário acadêmico, é de 21 a 22 de junho. Mas desde o dia 04 de junho você já pode preencher o formulário online de vaga remanescente, para deixar o seu pedido registrado. Daremos preferência de atendimento às solicitações desse formulário, só depois é que atenderemos os que vierem presencialmente até a coordenação ou enviarem um e-mail, informando o código da disciplina do outro curso e o horário em que a desejam cursar.

Via sistema da coordenação AURB, solicitamos uma vaga para o/a estudante AURB em outro curso da UFAL. Não pode haver choque de horário e de preferência recomendamos que o estudante procure desde já a secretaria do outro curso para saber maiores informações sobre a disciplina pretendida, deixando a outra secretaria já informada de que haverá esse tipo de pedido.  Se tiver dúvida quanto ao horário da disciplina no outro curso, podemos informar.

Estudante - Há disciplinas de DESIGN que são equivalentes às de AURB?

Sec_AURB - Sim. É só conferir no quadro, clicando aqui.