Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Coordenação

Coordenação

A busca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU na realização e constante revisão das intenções do Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo na construção de seu Regimento Interno, e mais recentemente do P.P. do Curso de Design, colocou a importância das Ações de Extensão explicitas, e demonstradas, desde 2008, com a liberação e inauguração de uma sala (24m²) para atender e dar visibilidade as ações de extensão. Porém, são ainda insuficientes os equipamentos multimídia e a logística necessária à organização e atendimento aos docentes e discentes que atuam nas atividades de extensão. A oportunidade de participar dos três Programas Pró- Extensão definidos pela PROEX, e institucionalizados na FAU, desde 2010, vem corroborar para atender as expectativas de organização das ações de extensão na Faculdade, transformando ações isoladas em um Programa de Extensão.

Tendo em vista o panorama de ações realizadas pela FAU, e considerando a exigência da escolha de apenas uma área temática foi aprovada a cultura (entendido como todo o fazer humano incluindo a Tecnologia) que atende as demandas de saber, de avaliação crítica e de resolução de problemas relacionados à produção do Habitat (da Arquitetura, Urbanismo e Design). Embora os agrupamentos das ações de extensão, até então realizadas, estivessem distribuídas em apenas 8 linhas temáticas, dentre as 53 linhas existentes, consideramos primeiro a Linha: Questões Ambientais nos dois primeiros Programas, e em 2013 a Linha é o Desenvolvimento Urbano mais abrangente para atender ao Programa de Extensão da FAU.

A relação com a sociedade vem sendo realizada com a transferência de conhecimento através dos meios definidos através de Projetos, Eventos, Cursos, Prestação de Serviços, e Ações de Projetos vinculados às Disciplinas, buscando sempre que possível gerar produtos como publicações, artigos e monografias, objetos educativos, dentre outros.

O objetivo do Programa de Extensão da FAU “REPENSAR E PROJETAR A CIDADE ALAGOANA DO SÉCULO XXI” é desenvolver atividades aplicadas no âmbito educacional, tecnológico, artístico e de planejamento, envolvendo a comunidade acadêmica propondo atuar na resolução de problemas relacionados à produção do Habitat (da Arquitetura e Urbanismo), e à dinâmica sócio-cultural e ambiental do espaço habitado.

Neste ano 2013 justificamos atuar na resolução de problemas relacionados à produção do habitat (da Arquitetura, Urbanismo e Design), e da dinâmica sócio-cultural e ambiental das cidades, gerando e difundindo os saberes, capacitando agentes sociais e debatendo visões de futuro que conformam o objetivo deste Programa de Extensão.

Reconhecemos que na pratica acadêmica, ainda hoje, é frágil a articulação entre as propostas de extensão, quer nos projetos, nos eventos (palestras, seminários, oficinas, etc...), nos cursos e na prestação de serviços, realizadas pelos docentes, como também entre a Extensão, o Ensino e a Pesquisa. Na FAU ainda são poucas as experiências integradas realizadas. E, quando houve as avaliações de resultados não foram aferidas de maneira que pudessem corrigir rumos ou apontar novos caminhos em prol da integração e da indissociabilidade da Extensão, do Ensino e da Pesquisa (considerado o tripé do conhecimento). Mesmo assim, tem sido importante o processo de trabalho coletivo na FAU que busca um constante aperfeiçoamento do saber- fazer extencionista e esta integração.

 

Equipe 

 

Regina Coeli Carneiro Marques

Coordenadora de Extensão da FAU

Maria Lucia Oiticica

Vice - Coordenadora de Extensão da FAU

 

Bolsistas da Extensão

Carla Valéria