Gestações nos extremos de idade reprodutiva e resultados perinatais adversos em uma maternidade escola de Maceió, Alagoas

Autora: Larissa de Lima Pessoa Veiga

Data da defesa: 21/03/2017

Banca examinadora:

Profª Drª Alane Cabral Menezes Oliveira – FANUT/UFAL - orientadora

Prof. Dr. Jonas Augusto Cardoso da Silveira - FANUT/UFAL - examinador

Profª Drª Carolina Santos Mello - FANUT/UFAL - examinadora

Resumo Geral:

Objetivo: Caracterizar gestações nos extremos de idade reprodutiva e descrever os fatores associados aos desfechos perinatais adversos em uma maternidade de Maceió, Alagoas. Metodologia: Estudo transversal realizado com gestantes nos extremos de idade reprodutiva de Maceió através da aplicação de questionário contendo dados socioeconômicos, clínicos e de pré-natal, realização de avaliação antropométrica, e coleta dos dados dos recém-nascidos (RN). Resultados: A maioria das gestantes apresentava baixa renda e convivia com seus cônjuges, com boa parte delas iniciando as consultas de pré-natal ainda no 1º trimestre de, porém uma pequena parcela referindo menos de 6 consultas. As gestantes adolescentes estavam mais anêmicas e apresentavam maiores frequências de baixo peso e ganho ponderal insuficiente, onde o nascimento de RN prematuros se associou ao inadequado número de consultas; o nascimento de RN pequenos para a idade gestacional (PIG) ao ganho ponderal insuficiente, e o nascimento de RN grande para a idade gestacional (GIG) com níveis pressóricos elevados e anemia. ade ≥ 35 anos tinham frequência maior de níveis pressóricos elevados, de doenças pré-existentes e excesso de peso, com associação do nascimento de prematuros e de GIG com a variável “trabalhar fora do lar” e união estável, respectivamente. Conclusão: O presente estudo traz resultados preocupantes, sendo necessária adoção de medidas que minimize possíveis riscos à saúde da mãe e do feto.

Palavras-chave: Gestação, adolescência, idade avançada, fatores perinatais.

Trabalho completo em pdf.