Adequação nutricional e desperdício de alimentos em centros de educação infantil de Maceió, AL

Autora: Camila Alves Nogueira de Souza

Data da defesa: 27/10/2016

Banca examinadora:

Profª Drª Giovana Longo Silva – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Maria Alice Araújo de Oliveira - FANUT/UFAL - examinadora

Profª Drª Maysa Helena de Aguiar Toloni - UFLA - examinadora

Resumo Geral:

Os Programas de Alimentação Escolar buscam gerar benefícios aos estudantes, sejam nutricionais, por meio do suprimento parcialmente das necessidades nutricionais dos alunos, para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, bem como evitam a evasão escolar, pois as famílias desfavorecidas pretendem manter seus filhos na escola, assim como proporcionam maior interação social entre professores, alunos e produtores. Visando contribuir com a discussão acerca dos Programas de Alimentação Escolar, esta dissertação apresenta dois artigos: o primeiro trata-se de uma revisão narrativa, a qual discorre sobre o panorama atual dos Programas de Alimentação Escolar na América Latina, a decisão por esta estrutura fundamenta-se pela semelhança entre os países no que concerne a justificativa para criação dos Programas de Alimentação Escolar – desenvolvimento, aspectos culturais, econômicos, sociais – tornando relevante a comparação entre os mesmos. Foram selecionados 21 países da América Latina, dos quais se buscou identificar: tipo de cobertura, população atendida, modalidade, refeições ofertadas, recomendações nutricionais e recomendações acerca da aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar. Cerca de 70% dos países possuem um Programa com caráter universal, mais de 80% atende a população urbana e rural, em média 50% referem ou recomendam a utilização de alimentos provenientes da agricultura familiar em suas diretrizes. Os países apresentaram grande heterogeneidade entre os Programas, sugerindo a necessidade de revisão e discussão acerca da distribuição das refeições, bem como sua composição quantitativa e qualitativa. O segundo artigo refere-se a um estudo transversal realizado na cidade de Maceió/AL, que buscou avaliar a adequação nutricional das refeições servidas e consumidas por crianças de Centros de Educação Infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como quantificar o desperdício de alimentos nestas instituições. Todas as preparações servidas e consumidas foram analisadas por três dias não consecutivos em todas as instituições. Foram analisadas as refeições de 364 crianças com idade entre 17 e 63 meses assistidas pelo Programa. O valor nutricional obtido para as refeições servidas e consumidas foram comparadas com os valores de referência para energia, carboidrato, proteína, lipídio, vitaminas A e C, ferro, cálcio, zinco, magnésio e fibra. O desperdício de alimentos foi determinado pelo índice de resto-ingestão. As refeições servidas e consumidas atenderam aproximadamente 50% do recomendado para energia e macronutrientes. A comparação entre as médias dos nutrientes ofertados e consumidos revelou significância estatística (p<0,05) para fibra, vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e zinco. Dos 85 alimentos/preparações presentes no cardápio, 58 (68%) apresentaram percentual de resto-ingestão elevado, superior a 10%.

Palavras-chave: Programa de alimentação escolar, alimentação escolar, creches, consumo alimentar, desperdício de alimentos.

Observação: trabalho disponível na íntegra para consulta na coordenação do PPGNUT e na Biblioteca Central/UFAL.

Trabalho completo em pdf.