Influência do estado nutricional, distribuição da gordura corporal e força muscular na estabilometria de idosas – um estudo exploratório

Autor: Fabiano da Mota Silva Siqueira

Data da defesa: 30/03/2012

Banca examinadora:

Prof. Dr. Amandio Aristides Rihan Geraldes – FANUT/UFAL - orientador

Prof. Dr. César Ferreira Amorim - UNICID - examinador

Prof. Dr. Adriano Eduardo Lima da Silva - FANUT/UFAL - examinador

Resumo Geral:

O exame da literatura revela-se controverso quando se tenta estabelecer se as alterações de equilíbrio, pricipalmente quando avaliadas pela estabilometria, estão associadas à massa corporal, à quantidade de massa ou força muscular, bem como, à adiposidade e sua distribuição. Além do mais, ainda não estão totalmente esclarecidas as associações entre as variáveis estabilométricas e estas variáveis, especialmente, dentre a população idosa para a qual, o risco de queda, além de mais elevado, representa um dos mais importantes preditores de morbimortalidade. O Objetivo foi investigar a associação entre diversas medidas estabilométricas com três diferentes medidas de EN (IMC, %GC e AMBc), tipo de distribuição de gordura corporal e força muscular em uma amostra de idosas, além de verificar a contribuição relativa dessas para as variáveis estabilométricas. Foi observado que quase todas variáveis explicativas associam-se significativamente com um ou mais variáveis estabilométricas, e que a análise de regressão sugere que a distribuição de gordura corporal (especialmente a circunferência de cintura) associada à diminuição de força muscular são as variáveis mais relevantes dentre todas incluídas no presente estudo em explicar a variação da estabilometria.

Palavras-chave: Postural Balance, Body Fat Distribution, Nutritional Status

Trabalho completo em pdf.