Avaliação do projeto de protagonismo juvenil, ‘Eu aprendi, eu ensinei’ em municípios do semi-árido de Alagoas - 2010

Autora: Cynthya Katarynny de Lima Almeida

Data da defesa: 09/05/2012

Banca examinadora:

Profª Drª Maria Lysete de Assis Bastos – FANUT/UFAL - orientadora

Prof. Dr. Cyro Rêgo Cabral Júnior - FANUT/UFAL - examinador

Profª Drª Margarete - UFAL - examinadora

Resumo Geral:

A educação nutricional é um conjunto de estratégias sistematizadas para impulsionar a cultura e a valorização da alimentação, visando o acesso econômico e social de todo cidadão a uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada, que atenda aos objetivos de saúde, prazer e convívio social. Tais estratégias são processos de intervenções nutricionais bastante úteis no âmbito escolar. Essa dissertação propõe abordar a evolução das políticas de alimentação e nutrição e do panorama da educação alimentar e nutricional no país por meio de uma revisão da literatura e pela apresentação de um artigo original, que teve como objetivo avaliar a implantação e os resultados do Projeto de protagonismo juvenil “Eu Aprendi, Eu Ensinei” realizado em dez municípios do semiárido do Estado de Alagoas. Trata-se de um estudo longitudinal, representativo da população da região semiárida de Alagoas. O projeto teve duração de um ano, sendo a população avaliada, composta por docentes e discentes das escolas municipais de ensino médio, selecionadas. Foi analisando o número de alunos e professores engajados no projeto “Eu aprendi, eu ensinei”, o nível de conhecimento pré e pós-projeto acerca dos temas de ‘nutrição e saúde’ trabalhados e o nível de envolvimento dos docentes e discentes em projetos anteriores. Foram avaliados 5548 alunos e 39 professores. Destes 73,80% e 79,50% de alunos e professores, respectivamente, já tinham estudado assuntos relacionados a temática da nutrição em sala de aula, entretanto, apenas 16,60% dos alunos e 23,80% dos professores conheciam sobre protagonismo  juvenil. Houve incremento significativo de conhecimento em todos os municípios. As situações de exclusão em conjunto com as condições socioeconômicas desfavoráveis da população alagoana afetam diretamente no processo de integração social dos jovens, fazendo-se necessário incentivar e desenvolver ações relacionadas ao protagonismo juvenil. Nesta perspectiva, o ambiente escolar tem sido alvo de vários projetos sociais, apesar de muitos desses projetos ainda buscarem regular o comportamento dos alunos unicamente com medidas disciplinares punitivas ou mediante a imposição de normas de conduta. No contexto da temática nutrição e saúde, convém ressaltar que a realização de projetos de educação alimentar e nutricional são uteis como estratégia de intervenção nutricional para adolescentes, além disto, se mostram eficazes no incentivo a formação e/ou modificação de hábitos alimentares e de vida inadequados que se relaciona diretamente com o surgimento de doenças crônicas. Portanto, enfatiza-se o papel primordial das ações de educação nutricional na modificação do cenário mundial encontrado, podendo esta iniciativa ser considerada pelos gestores públicos a fim de melhorar também as condições de saúde e qualidade de vida de suas populações.

Palavras-chaves: educação alimentar e nutricional; políticas alimentação e nutrição; Brasil.

Trabalho completo indisponível.