Acometimento cardíaco e pulmonar no pré e no pós-operatório tardio da gastroplastia

Autor: Rafaell Batista Pereira

Data da defesa: 16/10/2014

Banca examinadora:

Profª Drª Maria Alayde Mendonça da Silva – FANUT/UFAL - orientadora

Prof. Dr. Edilson Alves dos Santos - UNEB - examinador

Prof. Dr. Ivan Romero Rivera - FAMED/UFAL - examinador

Resumo Geral:

Objetivo: Comparar os dados pré e pós operatório de gastroplastia da espirometria e ecocardiografia após o sexto mês, o primeiro e o segundo ano do procedimento em usuários do sistema único de saúde. Métodos: Foi realizado estudo observacional, longitudinal, prospectivo e analítico de uma amostra de pacientes com diagnóstico de obesidade e indicação de cirurgia bariátrica, inseridos no Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas. O protocolo foi constituído de: história clínica, exame físico, eletrocardiograma, ecocardiograma e dosagens bioquímicas. No presente estudo foram analisadas as seguintes variáveis: Peso, Índice de Massa Corpórea (IMC), Diâmetro do Átrio Esquerdo, Diâmetro Diastólico do Ventrículo Esquerdo (VE), Diâmetro Sistólico do VE, Massa do VE, Espessura do Septo Interventricular, Fração de Ejeção do VE, Espessura da Parede Posterior do VE, Volume Diastólico Final do VE, Volume Sistólico Final, Pico de Fluxo Expiratório, Capacidade Vital Forçada, Volume Expiratório Forçado no 1º Segundo. A amostra foi Constituída de 27 Obesos destes 23 eram mulheres e 4 homens com idade entre 29 a 55 anos, ao final de 6 meses foi observado melhora significante da frequência dos distúrbios cardíacos em 14,2% lesão da Aorta; 42,9 % Déficit Diastólico do V.E.; 57% Hipertrofia do Ventrículo Esquerdo; 12 meses: melhora de 20% do Aumento do Diâmetro do Átrio Esquerdo e em 24 meses melhora de 100% do Déficit Diastólico do Ventrículo Esquerdo. Na espirometria houve uma melhora de 30% na frequência do único distúrbio pulmonar restritivo comparando os períodos pré x pós operatório.  Houve também melhora significativa em diversas variáveis confrontando pré x pós operatório da mesma população, no eco cardiograma e espirometria. Conclusão: O acometimento cardíaco e pulmonar após a gastroplastia teve redução significativa em diversas variáveis e na frequência dos distúrbios nos períodos de 6 meses, 1 ano e 2 anos.

Palavras-chave: Obesidade ; Espirometria ; Ecocardiograma; Distúrbios CardiopulmonaR.

Trabalho completo em PDF.