Síndrome lipodistrófica do HIV e sua associação com fatores de risco cardiovascular, consumo alimentar e estado nutricional

Autora: Mariellena de Andrade Cardoso Fragoso

Data da defesa: 02/03/2011

Banca examinadora:

Profª Drª Sandra Mary Lima Vasconcelos – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Sônia Maria Soares Ferreira - CESMAC - examinadora

Profª Drª Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio - FANUT/UFAL - examinadora

Resumo Geral:

Objetivo: Verificar associação entre fatores de risco cardiovascular (FRCV) consumo alimentar e estado nutricional e a SLDHIV  em  pacientes  HIV  positivos  com  lipodistrofia.  Metodologia: Estudo analítico transversal onde foram triados 29 de 498 pacientes HIV+ com e sem lipodistrofia,  submetidos  à  avaliação  clínica,  sócio-econômica,  antropométrica  dietética, bioquímica  e  de  bioimpedância elétrica. Resultados: Os 23 portadores de lipodistrofia (dos quais  6  (26%)  lipohipertrofia–LH, 5(25%) lipoatrofia–LA e 12 (52%) lipohipertrofia + lipoatrofia=lipodistrofia  mista–LM) e os 6 ( 26%) sem lipodistrofia (SL) foram semelhantes quanto aos dados sócio-demográficos e bioquímicos e apresentaram altafrequencia de FRCV . Dados de composição corporal mostraram reserva de gordura excessiva. O grupo lipodistrofia mista  apresentou  ingestão  de  energia  e  de  carboidratos  significativamente  maior  que  o controle,  e  todos  apresentaram  ingestão  adequada  de  ferro  e  inadequada  de  vit  E  e  ácido fólico,  e  predomínio  de  inadequação  no  consumo  de  fibras.  O  consumo  de  colesterol  foi elevado nos grupos da lipohipertrofia, da forma mista e sem lipodistrofia. Conclusão: Todos os grupos apresentaram excesso de gordura corporal (exceto LA), elevada freqüência de FRCV e ingestão (1) adequada em macronutrientes, Fe e vits C, B1 e B6, e (2) inadequada em termos de ingestão de energia, colesterol, Vit. E, ác. fólico, minerais e fibras. Este perfil observado foi independente  de  a  população  ser  portadora  de  SLDHIV  (inclusive  do  tipo  de  SLDHIV  ou lipodistrofia).

Palavras-chave: lipodistrofia, HIV, risco cardiovascular, estado nutricional, consumo alimentar.

Trabalho completo em pdf.